Laboratório de Solos do IFMG campus São João Evangelista tem destaque no PROFERT/MG

0

O Laboratório de Análise de Solo do campus, em funcionamento desde 1996, mais uma vez recebe a chancela do Programa Inter laboratorial de Controle de Qualidade de Análise de Solo de Minas Gerais (PROFERT-MG).

Segundo o Prof. José Roberto de Paula, Engenheiro Agrônomo e responsável pelo laboratório, o selo é oferecido para as instituições de análises que atinjam índice acima de 75% de eficiência global nas verificações, no período de um ano. “Em 2013, obtivemos um aproveitamento de 90,1%, resultado este que credencia o laboratório do campus entre os melhores, dos mais de 50 laboratórios participantes do programa de qualidade, no que refere-se às análises de rotina de fertilidade”, contou o Professor.

[image src=”https://aconteceunovale.com.br/portal/wp-content/uploads/2014/08/lab_solos_sje.jpg” width=”369″ height=”406″ lightbox=”yes” align=”left” float=”left”]

Cada laboratório vinculado ao programa de controle de qualidade recebe anualmente doze amostras de solo, sendo três a cada trimestre. Nas avaliações do primeiro e segundo trimestres de 2014, o laboratório do campus alcançou eficiências de 95,1% e 92,6%, respectivamente. Esses excelentes resultados estão sendo obtidos em função do empenho e zelo do servidor Valdevino Pereira Silva e das bolsistas do curso de Agronomia, Adriana Carvalho Rodrigues, Cláudia Eduarda Borges e Renata da Silva Santos, componentes da equipe de profissionais do setor.

No ano passado, foram realizadas mais de mil análises, em atendimento a produtores rurais da região e à demanda interna do campus, relativa às análises para pesquisa e para as áreas de produção. Estão sendo atendidos produtores rurais de mais de 40 municípios dos vales do Rio Doce e Jequitinhonha. As maiores procuras são de análises para o cultivo de pastagens, eucalipto, milho, feijão, olericultura, cana-de-açúcar e café. “Um correto tratamento e manuseio do solo, principalmente no que se refere à aplicação de corretivos e fertilizantes, pode multiplicar a produtividade, acrescentando em muitos casos, mais de 50% das produções normalmente alcançadas sem a correta utilização desses insumos”, afirmou o profissional sobre os benefícios da análise de solo, instrumento imprescindível para orientação dos técnicos na definição das doses de corretivos e fertilizantes a serem aplicadas.

O investimento em uma análise de rotina para avaliação da fertilidade é de R$ 20,00. De acordo com o responsável pelo laboratório, o objetivo do setor é conquistar, em 2015, o reconhecimento de qualidade para verificações mais complexas, como as análises de micronutrientes em solo e em folhas. Para que isso seja possível está sendo adquirido um espectrofotômetro de absorção atômica, cuja instalação está prevista para início de 2015. Sabendo da importância das análises físicas do solo, estão sendo adquiridos, através de projeto de pesquisa aprovado pelo Prof. José Roberto, os equipamentos necessários para coleta de amostras para determinação de densidade e porosidade total do solo. Em consonância com o Plano de Desenvolvimento do Laboratório, será solicitado aos gestores do campus à aquisição dos equipamentos necessários às análises de textura do solo, atualmente requisitadas pelos bancos, como exigência para o financiamento rural. “Precisamos implantar a análise física do solo para facilitar a vida dos produtores rurais, porque o laboratório mais próximo daqui está na região de Belo Horizonte”, explicou.

Segundo o responsável pelo laboratório essas aquisições, e a consequentemente ampliação das atividades do laboratório, são fundamentais para um melhor atendimento da demanda pedagógica dos cursos das áreas, agrária e ambiental do campus. (Ascom IFMG/SJE)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui