Governo Federal reconhece situação de emergência em cidades do Vale do Jequitinhonha e Norte de Minas

0

O governo federal reconheceu nesta quinta-feira (14), situação de emergência em 12 municípios da Bahia, Minas Gerais e Santa Catarina. Portaria da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil com essas decisões foi publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira.

Em Minas Gerais, estão na lista as localidades de Águas Vermelhas, Chapada do Norte, Itamarandiba, Mamonas e São Francisco, por estiagem, e Taiobeiras, por vendaval. Na Bahia, foi reconhecida situação de emergência nos municípios de Andorinha, Curaçá e Presidente Dutra, por causa da estiagem. Em Santa Catarina, foi reconhecida situação de emergência em Itá, Lacerdópolis e Quilombo, por problemas causados por chuvas intensas e enxurradas.

Conforme o Ministério da Integração Nacional, situação de emergência é caracterizada por uma situação anormal, decretada em razão de desastre que, embora não excedendo a capacidade inicial de resposta do município ou do Estado atingido, requer auxílio complementar do Estado ou da União para as ações de socorro e de recuperação.

Também foi autorizado nesta quinta o empenho e a transferência federal de R$ 366 mil para ações de Defesa Civil no município de Ipanema, em Minas Gerais. O dinheiro deverá ser aplicado na execução de obras de reconstrução de danos causados por chuvas.

(Vendaval causou destruição em Taiobeiras – Fotos: Reprodução/Facebook)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui