Hospital de Montes Claros precisa de doações para banco de leite materno

0

Hospital de Montes Claros não consegue manter o estoque. Coordenador da UTI diz que há dificuldade em encontrar doadoras.

Muitas crianças recém-nascidas podem ser salvas com uma pequena ajuda do Banco de Leite do Hospital Haroldo Tourinho de Montes Claros. Segundo a enfermeira Zilá Aparecida Soares, o que tem sido difícil é manter o estoque.

“Nós não temos quantidade suficiente para atender todas as crianças retidas em Unidades de UTI da cidade”, afirma a enfermeira Zilá Aparecida Soares.

E nada substitui à altura o leite humano. Em uma vasilha com 200 ml do leite materno são ao todo 589 quilo calorias. “Isso é muito importante porque o bebê receber nutrientes necessários em pequenas quantidades de leite humano. Diferente de outros leites em que você tem que colocar outras substâncias para fazer com que a criança adquira peso”, esclarece Zilá.

Na UTI Néonatal do Hospital Universitário, cada bebê, em média consome 200 ml de leite por dia. O gasto total chega a três litros para 18 recém-nascidos. De acordo com coordenador da UTI, Helder Leone, o número parece pequeno, mas não é.

“Se a gente pensar que a capacidade de cada bebê que temos na unidade ingerir 50 ou 60 ml preenche perfeitamente as necessidades dele. A dificuldade está em captar esse leite junto a doadores. É muito difícil”, garante.

Segundo o Hospital Aroldo Tourinho, 90% do leite materno que é pasteurizado vem para UTIs Neo Natal. Agora, a necessidade da doação é ainda maior já que o Norte de Minas ganhou mais uma Unidade de Terapia Intensiva.

A estrutura foi inaugurada em junho na cidade de Pirapora. São 10 leitos que vão atender a uma população estimada em 150 mil habitantes, de sete municípios.

A pequena Ingrid nasceu prematura de oito meses. Foram 27 dias numa incubadora de uma UTI. E pra dificultar ainda mais a situação, a mãe Maria de Lúcia, teve pré-eclâmpsia com síndrome de help, o que a levou à morte. O leite vindo do banco foi o que salvou a criança, que depois de sair do hospital ainda recebeu mais doações. De acordo com o pai Alexandre Ferreira Amorim, agora usa apenas o industrializado.

“Como não tinha leite materno pra tomar, passamos a pegar no banco ajudou muito no desenvolvimento da bebê. É bem diferente dos outros leites. Graças a Deus ela é uma bebê muito saudável e forte”, diz Amorim.

Quem quiser fazer uma doação pode ligar para o telefone (38) 2101-4000 para ter outras informações. (G1)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui