Confusão após o jogo do Brasil termina com 16 detidos em Montes Claros

0

A Polícia Militar de Montes Claros (MG) prendeu, nessa segunda-feira (23), 14 pessoas e também apreendeu dois menores por desacato e dano ao patrimônio público, durante uma comemoração da vitória do Brasil. Familiares dos detidos disseram que houve excesso por parte dos militares.

A capitão da PM, Graciele Rodrigues, explica que a polícia foi acionada para atender a uma ocorrência de perturbação de sossego. As pessoas estavam incomodadas com o som de um carro que estava na Avenida Deputado Esteves Rodrigues, no Centro. De acordo com a PM, havia um grupo de 500 pessoas no local.

“Os policiais pediram para que o dono do carro desligasse o som e ele prontamente atendeu, mas outras pessoas, que também estavam no lugar, não concordaram e insuflaram a multidão a insurgir contra os militares”, afirma a capitão.

Por outro lado, Alvino Ferreira, que também participava da comemoração, disse que “a polícia chegou agredindo e prendendo as pessoas, que reagiram com pedras.” Segundo ele, a confusão começou depois que os policiais perceberam que estavam sendo filmados. “Reconheço que o som estava alto, mas havia vários outros carros com som alto também”, diz.

A tia de um dos envolvidos disse que um rapaz chegou a levar um soco no olho. “Ele caiu desmaiado, sangrando, poderia ter morrido”, conta a mulher que não quer ser identificar. “Eles chegaram algemados e foram maltratados. Eles não são bandidos, são jovens trabalhadores.”

A polícia informou que para conter o tumulto foi necessário usar balas de borracha, gás lacrimogênio e de pimenta. “Algumas pessoas jogaram garrafas, pedras e pedaços de meio fio contra os policiais e as viaturas”, afirma Graciele Rodrigues.

Sobre os possíveis excessos cometidos pela polícia durante a ação, a capitão disse que “caso seja detectado algum abuso, será instaurado um procedimento administrativo.”

Os 16 envolvidos foram levados para a delegacia (Foto: Michelly Oda / G1)

(Inter TV Grande Minas)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui