Tecnologia no Futebol – Bruno Toledo

0

Por mais treinados que sejam a equipe de árbitros em uma partida de futebol, há alguns momentos em que se torna praticamente impossível determinar com certeza a validade de um gol. Ferramentas tecnológicas, no entanto, vêm surgindo justamente para ajudar a evitar essas falhas e já demonstraram seu papel decisivo na Copa do Mundo no Brasil.

No jogo entre França e Honduras, realizado na cidade de Porto Alegre, domingo dia 15 de junho de 2014, a mais nova tecnologia da FIFA, que indicou quando a bola ultrapassa a linha do gol, alertou o árbitro em um lance de difícil visualização, que havia sido gol. O lance aconteceu no segundo tempo da partida, em que o atacante francês Benzema disparou um chute forte para o gol. A bola bateu na trave e, em seguida, bateu na mão do goleiro Valladares da seleção de Honduras, que acabou empurrando-a para dentro do próprio gol.

(Foto: Reprodução Google)

Entretanto, mesmo com o auxílio das câmeras havia a dúvida se a bola cruzou totalmente a linha ou não, mas ao cruzar a linha um sinal foi emitido para o relógio do árbitro, que nessa partida foi o brasileiro Sandro Meira Ricci, dando a certeza que de fato a bola entrou. A FIFA anotou como gol contra do goleiro Valladares a autoria do tento. A partida terminou em 3×0 para a França.

Outro lance decidido pela tecnologia foi hoje sexta-feira, dia 20 de junho de 2014, entre Costa Rica e Itália, onde o jogador da costarriquenho Ruíz aos 43 minutos do primeiro tempo tocou de cabeça a bola após o cruzamento na área feito por seu companheiro e acertou o travessão e em seguida o chão do gol do italiano Buffon, e a câmera mostrou que a bola ultrapassa a linha do gol e o árbitro recebe em tempo real em seu relógio a validação do gol e o bandeira olha para ele indo em direção ao meio de campo e corre também confirmando assim o 1 a 0 para a Costa Rica. Resultado este que foi o placar final da partida.

Lances como os já ocorridos em muitos jogos ao longo dos anos, podem ocorrer novamente na Copa do Mundo no Brasil.

(Foto: Reprodução Google)

Em outras partidas da história do futebol lances como esse ocorrido no jogo, em que a bola ultrapassa e o juiz não valida ou que não passa e o juiz valida já decidiram títulos importantes como a Copa do Mundo de 1966. Geoff Hurst foi o herói da vitória inglesa por 4 a 2 no estádio de Wembley ao marcar três gols na final, dois deles na prorrogação contra a seleção da Alemanha. Hurst detém o recorde de mais gols marcados em uma decisão de Copa do Mundo da FIFA, embora até hoje permaneçam dúvidas quanto à legitimidade do seu segundo gol. A bola bateu no travessão e não teria cruzado a linha, mas o tento foi validado pelo auxiliar Tofik Bakhramov, que culminou com título da Inglaterra.

Usado ainda em fase de protótipo durante o Mundial de Clubes do Japão e durante a Copa das Confederações de 2013, o recurso chamado de Tecnologia da Linha de Gol (TLG ou GTL) consiste em sensores instalados na linha abaixo do travessão, alertando o árbitro, através de um smartwatch, se o gol foi ou não legítimo.

(Foto: Reprodução Google)

O sistema age em conjunto com um dispositivo presente na Brazuca (bola oficial da Copa 2014), fabricada pela Adidas. Mas não para por aí…

Drones e GoalControl-4D

Robôs voadores com filmadoras e câmeras supervelozes foram as apostas da Federação Internacional de Futebol para supervisionar a marca do gol durante a Copa do Mundo, sendo este investimento projetado para evitar erros de avaliação. O sistema já foi usado durante a Copa das Confederações em 2013 no Brasil, mas não houve nenhuma situação em que testasse sua real capacidade.

(Foto: Reprodução Google)

O GoalControl-4D é uma tecnologia desenvolvida pela alemã GoalControl que consegue detectar a posição de uma bola de futebol em tempo real com precisão de até 5 milímetros. Para fazer o monitoramento, o GoalControl-4D se baseia em informações recebidas de 14 câmeras de altíssima velocidade, sete para cada área de gol. Em apenas um segundo o árbitro recebe essa análise em seu relógio e pode determinar a validade do gol.

Eu concordo com o uso desse tipo de tecnologia no futebol e você?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui