Morre garota de 13 anos internada há 44 dias à espera de um transplante de coração

0

A adolescente Renata Lara de Oliveira, de 13 anos que aguardava um transplante de coração e estava internada no Hospital das Clínicas (HC) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Belo Horizonte, morreu na noite dessa quarta-feira (4).

De acordo com a assessoria de imprensa da instituição, o óbito foi confirmado por volta de 21 horas. A adolescente estava internada há 44 dias em estado grave no Centro de Terapia Intensiva (CTI).

Renata sofria de falência cardíaca de último nível. Aos 10 anos, o cansaço e a falta de disposição já eram indícios da falência no peito da garota. O quadro crítico e progressivo incluiu também a fraqueza dos rins. O seu caso ganhou destaque depois que a adolescente gravou um vídeo em que dizia: “quero muito viver, me ajuda”. O depoimento foi compartilhado milhares de vezes pelas redes sociais.

Nessa quarta, surgiu um doador da Zona da Mata Mineira, Renata passaria pelo transplante, mas o corpo médico encarregado da retirada do órgão avaliou e, em função do quadro encontrado, descartou a possibilidade do procedimento.

O sepultamento de Renata deve acontecer em Leandro Ferreira, na região Centro-Oeste do Estado, onde a garota morava com a família.

(Foto: Reprodução / Estado de Minas)

A morte de Renata reforça a importância da doação de órgãos. Para doar, é necessário entrar em contato com o hospital.

CONTATOS

A doação de órgãos e sua destinação para transplantes é coordenada em Minas Gerais pelo Complexo MG Transplantes.

Veja contatos:

Linha de orientação à população 0800-0283-7183
E-mail: mgtransplantes@saude.mg.gov.br
Endereço: Avenida Professor Alfredo Balena, 400,1º andar, Santa Efigênia, BH/MG
Telefones: (31) 3219-9200 e 3219-9211

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui