CBH-Caratinga promove Dia de Campo do Projeto de Incentivo ao Uso Racional da Água na Agricultura

0

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Caratinga promove no dia 30 de maio o Dia de Campo do programa “Incentivo ao Uso Racional da Água na Agricultura – P22”. A abertura do encontro será realizada a partir das 12h no Barracão do Produtor de Inhapim, localizado na BR-116, Km 503, entre Caratinga e Inhapim. Em seguida, os participantes se dirigem à fazenda do José Bosco, que fica localizado no Córrego Boa Fé.

Durante o Dia de Campo serão realizadas palestras sobre técnicas de manejo da irrigação, importância da implantação e da manutenção da irrigação para o uso eficiente da água, além da demonstração do irrigâmetro. As palestras serão ministradas pelos especialistas do programa, Márcio Mota Ramos, professor da Universidade Federal de Viçosa; Ednaldo Miranda de Oliveira, engenheiro agrícola e Fernando César Ayres, engenheiro agrônomo da Emater.

O PROGRAMA

O Programa de Incentivo ao Uso Racional da Água na Agricultura (P22) identifica áreas irrigadas para a adoção de práticas de conservação e uso racional dos recursos hídricos na agricultura. Durante o desenvolvimento do programa, são desenvolvidas as seguintes etapas:

– verificação das condições das estruturas de captação de água, as condições do sistema de irrigação e condução técnica da lavoura;

– caracterização física dos solos das áreas irrigadas;

– avaliação dos sistemas de irrigação;

– acompanhamento sistemático do manejo da irrigação em cada propriedade selecionada;

– e a capacitação dos produtores quanto à necessidade de água nas culturas.

Cada propriedade selecionada recebe um irrigâmetro, aparelho desenvolvido e patenteado pela Universidade Federal de Viçosa, que permite ao produtor saber quando e quanto irrigar. O irrigâmetro fornece, de maneira simples, informações sobre o consumo de água da cultura e o tempo necessário de irrigação.

Os participantes são indicados pelo Comitê de Bacia Hidrográfica a qual pertencem, tendo como critérios de seleção o tipo de cultura, localização geográfica e zona de conflitos. Após serem selecionadas, as propriedades são visitadas por técnicos contratados pelo programa, que analisam o tipo de solo, sistema de irrigação, produto cultivado e temperatura do local. A partir das informações coletadas, o irrigâmetro de cada participante é configurado.

Durante todo o programa, os produtores recebem assistência técnica do manuseio do equipamento, informações sobre a cultura trabalhada e orientações sobre licenciamento ambiental e outorga de água. Ao final dos trabalhos, o participante recebe um relatório individual, contendo dados sobre o manejo da irrigação, quantidade de água utilizada e economia de energia elétrica.

Em 2013, o P-22 foi desenvolvido nas bacias hidrográficas dos rios Caratinga (MG) e Guandu (ES). Em 2014, o programa vai contemplar as bacias hidrográficas dos rios Manhuaçu (MG) e Santa Maria do Doce (ES). Em 2015 é a vez de cidades das bacias hidrográficas dos rios Suaçuí (MG) e São José (ES).

PROGRAMAÇÃO:

12h – Encontro no Barracão do Produtor de Inhapim e inscrição dos participantes

13h – Boas vindas e abertura do evento

13h30 – Palestras

– Importância da implantação e da manutenção do sistema de irrigação para o uso eficiente da água – Fernando Cesar Ayres, Engenheiro Agrônomo

– Técnicas de manejo da irrigação – Ednaldo Miranda de Oliveira, Engenheiro Agrícola

– Manejo da irrigação utilizando o Irrigâmetro – Márcio Mota Ramos, Engenheiro Agrônomo

15h30 – Coffee break e encerramento

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui