Ponte danificada com explosão de caminhão na MG-262 continua interditada

0

Técnicos do Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER/MG) fizeram uma vistoria na estrutura e constataram um deslocamento de 3,5 centímetros e uma trinca no pilar central

Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação

A ponte sobre o Rio Gualaxo, na MG-262, entre as cidades de Mariana, na Região Central, e Ponte Nova, na Zona da Mata, deve ficar fechada pelo menos por mais três dias. O trecho está interditado desde sexta-feira, quando um caminhão-tanque explodiu ao trafegar pelo local e cair no curso d’água. Técnicos do Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER/MG) fizeram uma vistoria na estrutura e constataram um deslocamento de 3,5 centímetros e uma trinca no pilar central. Nos próximos dias serão realizados testes para determinar o dia da liberação.

Conforme o órgão, os técnicos voltaram na rodovia e fizeram um novo estudo. Ensaios foram feitos com o concreto e a ferragem recolhida no local. Porém, o resultado ainda não ficou pronto. A previsão que a ponte seja liberada dentro de três dias para veículos leves. “Precisamos dar total segurança para que o usuário da via não corra nenhum tipo de risco. Independente de qualquer resultado dos estudos que estão sendo realizados, podemos adiantar que será necessário fazermos um reforço na estrutura da ponte. Mas acreditamos que dentro de dois ou três dias ela esteja liberada para veículos de passeio” avaliou o Gerente de Pontes e Estruturas do DER/MG, Mário Sérgio Bortone.

Ainda não se sabe as causas do acidente. Bombeiros de Ouro Preto, que atenderam a ocorrência, acreditam que o mais provável é que o condutor tenha perdido o controle do veículo que, desgovernado, bateu na ponte a caiu no rio. De acordo com os militares, a cabeceira direita da estrutura, no sentido Ponte Nova, estava danificada e preta por causa da fumaça. Outro indício é que, no entorno, cerca de 500 metros de vegetação estavam queimados.

A cabine ficou parcialmente submersa, o que dificultou o resgate do motorista. O corpo de Renato Rodrigues de Souza, de 27 anos, foi retirado anteontem. O combustível derramado na água alimentou as chamas e impediu os bombeiros de mergulhar para fazer o resgate. O tanque do caminhão ainda tem combustível. Ainda não há previsão de quando a carga será retirada nem de quando o veículo será removido do leito do rio. A empresa dona do caminhão informou aos militares que acionaria o seguro para providenciar o transbordo.

Desvios

Os veículos de carga que deixarem a capital mineira devem pegar a BR-381 até João Monlevade, onde deverá ser feita a opção por continuar a viagem pela MG-123, passando pelas cidades de Rio Piracicaba, Alvinópolis, Dom Silveiro, chegando então a Ponte Nova. Aumento de 68 quilômetros na viagem.

Caso a viagem esteja sendo feita por Ouro Preto, em Mariana optar por segui-la pela MG-129 em direção a Catas Altas, Santa Bárbara, até Barão de Cocais, onde deverá continuar pela MG-436 até o entroncamento com a BR-381. Neste ponto direcionar para João Monlevade, onde deverá ser feita a opção por continuar a viagem pela MG-123, passando pelas cidades de Rio Piracicaba, Alvinópolis, Dom Silveiro, chegando então a Ponte Nova. Aumento de 130 quilômetros na viagem.

Para quem vem do Rio de Janeiro pela BR-040, entrar em Conselheiro Lafaeite na BR-482, passar por Itaverava, Catas Altas da Noruega, Piranga, Porto Firme, Viçosa, onde deverá seguir pela BR-120 até Ponte Nova. Aumento de 175 quilômetros na viagem. (Estado de Minas)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui