Polícia Federal prende ex-prefeito de São João da Ponte acusado de fraudes em licitações

0

O ex-prefeito de São João da Ponte, no Norte de Minas, foi preso pela Polícia Federal (PF) na tarde desta sexta-feira (9) por fraudar processos licitatórios durante sua gestão em 2011. O político já havia sido preso em setembro de 2013, porém, conseguiu a sua liberdade na justiça.

De acordo com a PF, além da prisão de Fábio Luiz Fernandes Cordeiro, mais conhecido como Fábio Madeiras, eles também cumpriram mandado de prisão em desfavor do empresário Marcos vinícius Crispim, o Corby, da cidade vizinha de Januária, porém, ele já estava preso.

A corporação explicou que os presos, além de servidores públicos e agentes políticos, fraudavam processos licitatórios do município, fazendo com que as contratações fossem direcionadas para empresas que faziam parte da organização criminosa.

As licitações que eram fraudadas seriam direcionadas para a execução de obras públicas, principalmente manutenção das estradas, aluguel de máquinas e de ônibus de transporte escolar. Em contrapartida, as empresas investigadas emitiam notas fiscais frias relativas aos serviços que muitas vezes nem sequer eram executados.

A PF ainda fez questão de ressaltar que, durante as investigações, ficou constatado que Fábio Madeiras emitiu seis cheques da conta da prefeitura de São João da Ponte que eram direcionados à vereadores do município, que teriam o intuito de que processo de cassação em seu desfavor não fosse aberto.

Os ex-prefeito e o empresário que já estava preso poderão responder por crimes contra a administração pública, formação de quadrilha, falsidade ideológica e lavagem de dinheiro, dentre outros. Se condenados, eles poderão pegar até mais de 30 anos de detenção. O político será encaminhado ao Presídio Regional de Montes Claros, onde já se encontra o empresário citado. (O Tempo)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui