Suspeito de ter jogado privada que matou torcedor em Recife é levado a presídio

0

O auxiliar de serviços gerais Everton Felipe Santana, 23 anos, que confessou à polícia ter atirado o vaso sanitário do alto da arquibancada do estádio do Arruda, no Recife, na última sexta, 2 de maio, resultando na morte do torcedor Paulo Ricardo Gomes da Silva, foi transferido na noite de segunda, 5 de maio para o Centro de Triagem (Cotel), em Abreu e Lima, Grande Recife, onde ficará à disposição da Justiça. Depois de ser detido pela PM, na tarde de segunda, ele foi levado ao Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), na Imbiribeira, Zona Sul da capital, onde prestou esclarecimentos sobre o caso.

Na manhã desta terça, 6, o advogado Adelson José da Silva, que defende Everton Felipe Santana, informou que vai se reunir com a família do suspeito para traçar as estratégias de defesa. A PM chegou até Everton através de informações repassadas ao Disque-Denúncia Pernambuco. Durante o depoimento, Everton Felipe Santana disse estar arrependido e admitiu integrar uma torcida organizada, mas não informou qual. A polícia pernambucana procura outros suspeitos de envolvimento no crime.

(Suspeito de jogar o vaso sanitário na torcida do Paraná – Foto: Débora Soares/G1)

“Vou ouvir os parentes dele no meu escritório e ver o que faremos a partir de agora. Vou tentar liberdade provisória ou relaxamento da prisão. Ele trabalha em uma escola, com carteira assinada, o que ajuda no pedido”, afirmou o advogado Adelson José da Silva.

Na segunda, o advogado acrescentou que Everton Felipe não soube explicar o motivo que o levou a lançar a privada do alto do estádio. “Ele disse que foi ao jogo com a intenção de assistir, mas deu vontade de fazer aquilo. Ele sabia do risco [de atingir alguém], mas não queria acertar ninguém. Ele já começou a colaborar com a polícia, confessando o crime. Está arrependido, com medo de retaliação, mas está disposto a pagar pelo que fez. Ele confessou o crime e demonstrou vergonha da família, vergonha dos amigos”.

O torcedor Paulo Ricardo Gomes da Silva, 26 anos, morreu após ser atingido pelo vaso sanitário na saída do jogo entre Paraná e Santa Cruz, pela Série B do Brasileirão. Outros três torcedores ficaram feridos.

Entenda o caso

Imagens gravadas na área externa do Estádio do Arruda mostram o momento exato em que os dois vasos são lançados. Nas imagens das câmeras de segurança, ainda é possível ver os torcedores do Paraná sendo escoltados por policiais montados em cavalos. Os objetos foram arremessados de uma altura de 24 metros, de acordo com o Instituto de Criminalística (IC). O professor de física Beraldo Neto avaliou a altura e calculou que os vasos chegaram ao chão com um peso de 350 kg.

Entre os feridos devido à queda dos vasos sanitários está um jovem de 21 anos que foi operado no Hospital Getúlio Vargas (HGV) e teve alta na manhã de segunda (5). A segunda vítima recebeu alta no sábado (3). Não há informações sobre o estado de saúde do terceiro ferido.

O corpo de Paulo Ricardo foi enterrado no domingo (4), após velório na capela do Cemitério de Santo Amaro. Muita emoção marcou toda a cerimônia, que reuniu centenas de pessoas. Durante o velório, os pais do rapaz passaram mal e precisaram ser retirados do local. Paulo era soldador e trabalhava no Estaleiro Atlântico Sul.

Após o acidente, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) decidiu suspender preventivamente a realização de jogos no Arruda. De acordo com nota publicada no site da entidade, o estádio ficará fechado até análise do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). O presidente do Santa Cruz, Antônio Luiz Neto, afirmou que a segurança durante o jogo havia sido feita com toda prudência e que o clube também é uma vítima.

No sábado (3), a polícia ouviu um menor de idade que postou mensagens em uma rede social comemorando a morte do torcedor. Ele faria parte de uma torcida organizada do Santa Cruz. O menor prestou depoimento no DHPP e foi liberado em seguida. (G1)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui