Moradores denunciam infestação de ratos em creche no distrito do Guinda em Diamantina

0

Uma creche localizada a Rua Antônio Carvalho da Cruz, no distrito do Guinda, em Diamantina, Vale do Jequitinhonha, está causando revolta em moradores e pais de 34 crianças que são atendidas diariamente pela unidade.

De acordo informações de uma mãe que não quis se identificar, o local está infestado de ratos, nas fotos enviadas é possível ver indícios de fezes e urina desses animais espalhadas pelo estabelecimento. Nas fotos é possível ver fezes espalhadas em meio aos alimentos, materiais escolares, dentro de gavetas e até nas vasilhas utilizadas para preparo de alimentos que são servidos as crianças.

(Fezes são encontradas em vários locais da creche, inclusive em meio aos alimentos)

Segundo a presidente da Associação do Distrito, Patrícia Pitella Ribeiro, o caso já foi comunicado a Secretária Municipal de Educação, no entanto até a presente data, nenhuma solução foi tomada. Ainda segundo a presidente, o caso foi comunicado também ao Prefeito Municipal, Dr. Paulo Célio, sendo que este se prontificou entrar em contato com a Secretaria de Educação para que ela resolvesse o problema citado.

A creche atende 34 crianças com idades entre 2 e 5 anos. O fato causa preocupação aos pais, já que o contato direto com fezes e urina de ratos podem causar várias doenças.

De acordo com Patrícia Pitella, um movimento está sendo organizado para esta terça-feira, 22 de abril, com o objetivo de impedir a entrada de crianças no local, até que providências sejam tomadas pela Secretária Municipal de Educação.

(Esgoto próximo à creche pode ser a causa da infestação)

Fotos enviadas por moradores mostram fezes e urina em vários pontos da creche




Doenças transmitidas pelos ratos

As fezes, urina, pulgas e mordidas desses animais podem transmitir várias doenças potencialmente fatais ao ser humano. As doenças podem ser transmitidas de maneira direta ou indireta, mas, geralmente o contágio ocorre principalmente pelo contato entre as mãos infectadas e a boca.

Leptospirose

A Leptospirose é também conhecida como doença de Weil. Essa doença é causada por duas espécies de bactérias (Leptospira spp.). Essas bactérias ficam alojadas nos rins dos ratos e são soltas na sua urina. Quando ocorrem enchentes e esta urina se mistura à água, lama ou a alguns alimentos aquosos, as bactérias podem penetrar no homem pelas mucosas ou pela pele, íntegra ou principalmente se estiver com algum machucado.

Peste bubônica

A peste bubônica é causada pela Yersinia pestis (ex-Pasteurella pestis), e é uma das doenças mais antigas que afligem a humanidade. É transmitida pela pulga-do-rato, Xenopsylla cheopsis. Também chamada de “peste negra” ou “morte negra”, a peste bubônica matou milhões de pessoas na Europa e Ásia na Idade Média. Naquela época, o agente transmissor da doença vivia no rato-de-telhado. A peste bubônica foi uma doença terrível, mas hoje em dia não tem a mesma importância de antes. Apesar disso, continua matando pessoas na Índia, Paquistão, Bangladesh e até mesmo no Brasil, principalmente no Nordeste.

Tifo murino

O tifo murino também é conhecido como febre murina. É transmitido ao homem pela picada da pulga-do-rato infectada pela bactéria Rickettsia typhi.

Febre da mordida do rato

A febre da mordida do rato é transmitida pela mordida do rato, estando o rato infectado pelo Spirillum minus. Os ratos mordem principalmente crianças e idosos que estejam confinados às suas camas. A transmissão ocorre pela saliva do rato.

Salmoneloses

As bactérias salmonelas causam envenenamentos alimentares, como graves gastroenterites. As ratazanas são muito incriminadas pela contaminação dos alimentos, principalmente por frequentarem ambientes com muita salmonela, como os esgotos. O homem adquire a doença ingerindo alimentos contaminados.

Sarnas e micoses
As sarnas e micoses são os efeitos da ação de ectoparasitos. Ocorrem no homem e nos animais. Os ratos disseminam mecanicamente esses agentes causadores.

Hantavirose

Os ratos também podem transmitir o hantavírus pela urina e saliva. O agente causa uma virose mortal.

OUTRAS FOTOS DO LOCAL:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui