SRE de Guanhães esclarece sobre boato da contaminação do HIV por seringa em escolas e casas de alunos

0

A SRE Guanhães desmente o boato de que teria enviado profissionais da Área da Saúde, que estariam visitando as Escolas da Regional Guanhães e as casas de alunos espalhando o vírus do HIV, por meio de seringa contaminada.

Inicialmente o grupo abordava as famílias e as Escolas. Eles têm uma primeira conversa sobre os meios de contaminação e prevenção do HIV. Após a palestra, o grupo solicita das pessoas um exame simples de glicose, e neste exato momento, com uma agulhada contaminada o vírus é retransmitido. Com essa ação, o grupo de portadores ganharia maior notoriedade frente aos órgãos de saúde, chamando a atenção para a causa do HIV.

Até o momento, a SRE não recebeu denúncias relacionadas à doença e ao fato. Apenas boatos e afirmações de pessoas ligadas a Escolas que estão com dúvidas se o fato realmente é verídico. Até o momento nada de concreto

A Superintendência ressalta que os exames de saúde devem ser realizados em postos de saúde ou em eventos da Prefeitura, nos quais enfermeiros e outros profissionais são adequadamente identificados. Caso algum estranho chegue até sua residência oferecendo esse tipo de exame, o melhor a fazer é acionar o 190 da Polícia Militar.

“Orientamos, apesar do boato, é possível sim transmitir o HIV por uma seringa contaminada, já que as formas atualmente descritas de transmissão são por sexo sem proteção, compartilhamento de seringas, materiais perfuro-cortantes infectados e transfusão inadequada (menos comum atualmente)”.

(Folha de Guanhães)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui