Ipatinga recebe unidade móvel para facilitar mamografia de mulheres entre 40 e 69 anos

0

As mulheres de Ipatinga, com idade entre 40 e 69 anos, terão a oportunidade de realizar mamografias gratuitamente, no centro da cidade, em frente à praça Três Poderes. O mamógrafo móvel do Programa Estadual de Controle do Câncer de Mama da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) estará disponívelentre esta quarta-feira (2) e a sexta-feira (4), entre as 7 e as 13 horas. Serão realizados 50 exames por dia. Para fazer os exames, elas devem apresentar a carteira de identidade, CPF, comprovante de endereço e Cartão do SUS.

O caminhão que realiza os exames vem percorrendo diversas cidades de Minas em uma tentativa de otimizar o diagnóstico da doença. Segundo dados da SES-MG, o câncer de mama atualmente é a segunda causa de morte na população mineira e corresponde a 14,1% de todas as mortes em Minas Gerais.

“Ficamos felizes com mais esta ação. O Mamógrafo Móvel esteve no Parque Ipanema onde realizou dezenas de exames, mas foram várias as solicitações para que ele voltasse a atender em Ipatinga, uma vez que muitas mulheres não conseguiram ser atendidas”, destacou o vereador Ley do Trânsito (PSD), presidente da Câmara Municipal de Ipatinga.

Em 2013, por meio desse programa, foram realizadas 650 mil mamografias, das quais, 110 mil nos mamógrafos móveis em 228 municípios mineiros. (Hoje em Dia)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui