Pedido da polícia causou acidente fatal em Caratinga, segundo comandante da PM

0

Condutor de um caminhão precisou atravessar o veículo na BR-458. Intenção da PM era bloquear pista e parar dois menores infratores.

(Foto: Patrícia Belo / G1)

O comandante do 14º Batalhão da Polícia Militar de Ipatinga, Edvânio Carneiro, confirmou na tarde dessa segunda-feira (31), que partiu de policiais militares a ordem para que um caminhão de bois atravessasse em uma das pistas da BR-458 em Caratinga, na noite do sábado (29). A ordem do policial causou um grave acidente, que vitimou um adolescente de 15 anos; ele morreu carbonizado.

Segundo informações da polícia, a vítima e o comparsa, de 17 anos, roubaram um carro no Centro da cidade de Iapu. Os adolescentes fugiram, mas foram perseguidos por militares.

De acordo com a entrevista coletiva do comandante da polícia, na altura da cidade de Caratinga, próximo a Lagoa Silvânia, militares ordenaram que o motorista de um caminhão boiadeiro, que saía de um posto de combustíveis, deixasse o veículo de carga atravessado na pista, de forma a forçar que os adolescentes infratores a pararem o carro.

“O policial militar solicitou que o caminhoneiro deixasse o veículo virado na pista para que fosse feita uma retenção na rodovia e propiciar a abordagem dos indivíduos. Houve sim um pedido, não há duvida sobre isso e nós não fugimos desta responsabilidade”, disse Edvânio.

Quando questionado sobre a possibilidade de uma tragédia ainda maior o comandante afirmou que seria mais preocupante se a PM tivesse se omitido no caso. “Nós temos o dever de proteger a sociedade. Se formos colocar as coisas dentro das hipóteses, poderíamos pensar que poderia ter acontecido coisa ainda mais grave. Aliás, o menor que sobreviveu nos disse que o objetivo deles era assaltar o carro em Iapu, ficar com o veículo dentro de Ipatinga e cometer um homicídio no Veneza”, diz.

Edvânio disse ainda que “todo mecanismo adotado para fazer o bloqueio de um carro tem como objetivo não colocar outras pessoas em risco. Quem morreu era pessoa ligada à prática de ato infracional e morreu porque o colega dele não parou. A alternativa de parar foi dada a ele. A nossa orientação é, em qualquer interceptação, qualquer bloqueio, não colocar em risco a vida de outras pessoas”, concluiu o comandante.

Acidente

Edvânio disse ainda que o adolescente de 17 anos dirigia o carro em alta velocidade e não conseguiu parar o automóvel, que bateu no caminhão e explodiu. O motorista conseguiu saltar do carro e sofreu apenas um corte no queixo e um ferimento na mão.

Ele foi encaminhado para a Unidade de Pronto Atendimento em Ipatinga (UPA), onde foi atendido e liberado. Em seguida, foi encaminhado ao Ceresp e teve sua internação provisória decretada pela Justiça de Ipatinga. Já o outro ocupante do veículo, de 15 anos, morreu carbonizado.

No caminhão usado como bloqueio da pista havia 22 bois. Cinco deles morreram queimados e os outros 17 teriam fugido pela rodovia. Após a explosão, testemunhas que estavam em um posto de combustíveis nas proximidades informaram que vários animais em chamas saíram correndo pela BR. O motorista que conduzia o caminhão de bois não se feriu. (G1)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui