Carnaval movimenta a economia de Guanhães

0

Um dos carnavais mais conhecidos no Leste Minas Gerais é o de Guanhães, que esse ano espera atrair milhares de foliões para a cidade. Com a presença dos turistas, muitos hotéis estão praticamente lotados. Segundo o secretário de Cultura e Turismo, Adriano Aparecido de Oliveira a “festa atrai muitos turistas para a cidade, o que gera renda e alavanca a economia local”.

Oliveira diz que a Prefeitura espera receber nestes cinco dias de folias cerca de 30 mil turistas. “A expectativa é boa, pois até esse domingo (2) acreditamos que cerca de 10 mil foliões passaram pela cidade”, diz.

No hotel da empresária Maria Toelli Ribeiro Dupim, 70% dos apartamentos foram reservados com antecedência e sobram apenas 10 quartos vazios, mas ela acredita que antes do Carnaval acabar eles serão ocupados.

“As reservas começaram a ser feitas em novembro do ano passado e até a véspera do Carnaval ainda há muita procura por parte dos turistas. E também tem aquelas pessoas, que vem, ficam um ou dois dias e vão embora. O que eu posso garantir é que para meu hotel, o feriado do Carnaval é o melhor do ano”.

A empresária diz que a maioria dos foliões que procuram pelo hotel são aqueles que possuem vínculos com Guanhães, e aproveitam o feriado do Carnaval para rever os amigos e também curti a festa da cidade.

“A maioria dos turistas que costuma procurar pelo Carnaval de Guanhães são pessoas que já moraram na cidade, e ainda tem parentes pela região. Portanto hoje tenho hospedado foliões de Belo Horizonte, Governador Valadares e Vale do Aço”, diz.

De acordo com secretário, investir em festa com potencial turístico é uma boa opção, visto que os gastos que o município tem para montar a festa são novamente recolocados na economia local.

“Todos ganham quando a cidade faz uma boa festa de Carnaval. Existem alguns setores, como o hoteleiro e alimentícios, que são mais privilegiados, mas no caso de Guanhães outras áreas também conseguem ter retorno com a festividade, como por exemplo as lojas de adereços e tecidos, pois temos desfiles de escolas de samba, e é preciso comprar esses produtos para montar as fantasias”, explica.

Dobra o expediente

Na padaria do comerciante José Jerônimo Martins Lopes, com a chegada dos turistas, também aumenta o número de clientes.

“Nessa época do ano temos um aumento de 30% no movimento por conta dos foliões, que sempre passam em busca de água, bebidas alcoólicas sucos e alimentos”, diz.

Lopes conta que em dias normais a padaria abre às 5h e fecha ás 23h. Mas para o movimento de Carnaval, essa jornada não parece combinar com o pique dos foliões, que ficam pelas ruas até á madrugada. Por isso o proprietário estende a jornada até ás 4h da manhã.

“Fechamos o estabelecimento às 23h, e depois abrimos meia porta somente para vender as bebidas e lanches rápidos. Essa jornada pela madrugada se estende até o horário da padaria abrir novamente, às 5h da manhã. Mas essa venda noturna ajuda muito nos lucros”, conta.

Para dar conta da grande demanda, o proprietário não contrata nenhum funcionário extra no período do Carnaval. Ele aproveita a chegada dos parentes que vem de outras cidades para matar as saudades e também para contribuir com o comercio da família.

“Esta é a época do ano que a padaria fica mais cheia, e, consequentemente, precisamos de mais pessoas para ajudar. Como são apenas cinco dias é ruim contratar outros funcionários por pouco tempo, por isso colocamos nossos filhos, sobrinhos e primos que moram fora para ajudar nas vendas”, finaliza.


(Foto: Patrícia Belo/G1)

(Fonte: G1)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui