“Cora Folia” quer resgatar tradição do Carnaval em Coração de Jesus

0

A Avenida Montes Claros ficou pequena para os foliões que escolheram Coração de Jesus (MG) como destino. O Cora Folia está sendo realizado pela segunda vez e a intenção da Administração Municipal é fazer com que a festa não faça parte apenas das lembranças de quem já participou do Carnaval corjesuense.

“Estamos investindo a cada ano, se neste ano está sendo bom, no próximo vai ser melhor ainda. Vamos resgatar a festa de Carnaval de Coração de Jesus e queremos trazer foliões de toda a região”, fala o prefeito Pedro Magalhães de Araújo Neto.

A folia deste domingo (2) começou no final da tarde e teve apresentações destinadas para as crianças. O casal Cândido Fernandes e Taislane Santos, mora em Coração de Jesus, e levou os filhos de três e cinco anos para a folia.

“Viemos mais cedo para que eles pudessem assistir o show infantil e mais tarde vamos deixá-los em casa e voltaremos para aproveitar a festa. O Carnaval tem que ser assim, com a família toda reunida”, fala Taislane.

Antes dos shows principais, a animação do Carnaval ficou por conta dos blocos de rua. O bloco ‘DNA’ nasceu da ideia despretensiosa de duas amigas.

“Começamos com o objetivo de reunir nossos amigos, um começou a falar para o outro e quando percebemos já havíamos feito mais de 70 abadás. No próximo ano queremos nos organizar melhor e programar tudo direitinho para sairmos às ruas com uma banda no bloco”, diz Thais Cristina Carvalho, uma das organizadoras.

Shows principais

Por volta das 22h a banda Os Karas de Pau subiu ao palco. Os artistas, que são da cidade, se apresentaram por mais de duas horas e animaram os foliões ao som do arrocha. Em seguida, foi a vez da banda baiana Sombala. Eles são de Salvador e saíram de casa na quinta-feira (27), às 7h, e só retornarão uma semana depois.

“Gastamos 22 horas de ônibus até Coração de Jesus. O tempo passa rápido perto da nossa vontade de cantar e de mostrar a nossa música. A saudade da família aperta demais, mas estamos fazendo o que a gente gosta e isso acaba diminuindo as dificuldades”, diz Fabiano Santos, o Binho, que é vocalista.

A Sombala foi fundada há dois anos, tem 17 integrantes e vai se apresentar em três cidades de Minas Gerais. “Este é o primeiro Carnaval nosso aqui no estado, investimos em uma mistura de sertanejo e pagode para agradar os foliões mineiros”, afirma o produtor da banda, Igor Ricardo dos Santos.

“Para aguentar essa maratona de shows, começamos a nos preparar antes, cuidados da alimentação e pegamos pesado na academia”, fala Taise Sorrisinho, dançarina.

Reflexos na economia

Enquanto muitos aproveitavam o Carnaval para se divertirem, outros trabalham durante todos os dias de folia. “Em uma noite normal vendo 30 pipocas, em dias de festa chego a 100 saquinhos, mas hoje espero bater os 250”, conta Maria Júlia Gonçalves.

“Estamos com uma expectativa muito boa de vendas, o Carnaval é uma ótima oportunidade para garantirmos um dinheiro extra”, destaca o vendedor ambulante Adilson Soares. Um dos destaques da barraquinha dele, que vende comidas e bebidas, é a combinação de arroz com pequi e feijão tropeiro.

Policiamento

A segurança foi reforçada com a chegada de mais policiais militares a Coração de Jesus. Além do patrulhamento na cidade, a fiscalização nas rodovias também foi intensificada. “Temos um histórico de Carnaval tranquilo aqui. A única ocorrência de maior gravidade foi o furto de uma moto, que foi recuperada horas depois”, ressalta o tenente Gildo de Oliveira.

O tenente faz um alerta sobre a combinação entre álcool e direção. “Pedimos aos foliões que evitem o consumo excessivo de bebidas alcoólicas, e se forem beber, não dirijam.”

Programação

Nesta segunda-feira (3), se apresentam as bandas Alibabá e os Meninos da Bahia e Bambalada DJ Daniel, a partir das 21h, no palco principal na Avenida Montes Claros.


Foliões na Avenida Montes Claros, em frente ao palco principal (Foto: Michelly Oda/G1)

(Fonte: G1)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui