Emater entrega kits de feira livre e de apicultura para agricultores do Vale do Jequitinhonha

0

O Minas Sem Fome, programa gerenciado pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), está movimentando a agenda da instituição nesta segunda quinzena de fevereiro. O objetivo é incentivar ainda mais a agricultura familiar do Estado. A Emater-MG está encerrando uma série de entrega de materiais de feiras livres e de apicultura em vários municípios mineiros, com recursos do programa.


Os kits de feira livre são compostos de dez barracas, 20 jalecos e duas balanças digitais

A empresa pública de extensão rural, vinculada à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa-MG), também está firmando convênios municipais para levar água em onze comunidades rurais do Estado. Além disso, por meio do Minas Se Fome, vai inaugurar dois sistemas de abastecimento. Um deles será em Jequitinhonha e o outro em Ponto dos Volantes. Ambos municípios do Vale do Jequitinhonha.

Os kits de feira livre que irão beneficiar agricultores familiares dos municípios de Tapiraí, Iraí de Minas, Santa Juliana, Unaí, Jordânia, Divisópolis, Jacinto e Comercinho começaram a ser entregues na segunda-feira (17). A primeira cidade a receber foi Tapiraí, na área de abrangência da Regional Emater-MG de Divinópolis. As outras cidades receberão até a próxima sexta-feira (21), data em que a Emater-MG e a Seapa também farão a entrega oficial de kits de apicultura aos municípios de Bandeira, Felizburgo e Santo Antônio. Nessa terça-feira (18), o presidente da Emater-MG, José Ricardo Roseno, e o secretário de Agricultura, Zé Silva, participaram da entrega de kits de feira livre ao município de Santa Juliana.

Os kits de feira livre são compostos de dez barracas, 20 jalecos e duas balanças digitais. Já os kits de apicultura, contém cada um: dez colméias, dois macacões, dois pares de luvas, dois pares de bota, um fumegador, seis formões e quatro chapéus. Seguindo planejamento de 2013, o Programa Minas Sem Fome deverá completar em todo o Estado, a entrega total de 42 kits de feira livre e 78 kits de apicultura; além de equipamentos para compor os sistemas de abastecimento de água de 83 projetos com esse fim, em 49 municípios do Estado.

O Minas Sem Fome é uma iniciativa do Governo de Minas, sendo executada pela Seapa-MG, por meio da Emater–MG. O objetivo é implementar ações que contribuam para a inclusão da população de baixa renda no processo produtivo, especialmente agricultores familiares. O programa incentiva a produção de alimentos, agregação de valor e geração de renda, visando a melhoria das condições de segurança alimentar e nutricional.

A Emater–MG é responsável pela mobilização dos agricultores, assistência técnica, compra e distribuição dos insumos para projetos de lavouras, pomares, hortas, apicultura, piscicultura, avicultura, tanques comunitários de resfriamento de leite, feiras livres, abastecimento de água, capacitação de público beneficiário adulto e de jovens rurais, além de gestão de projetos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui