Dilma afirma que problemas com máquinas do PAC são esperados

0

A presidente Dilma Rousseff afirmou nesta segunda-feira (17), em Governador Valadares (MG), que eventuais problemas no uso de maquinário doado pelo governo federal para prefeituras são “esperados” devido à dimensão do programa PAC Equipamentos, pelo qual as máquinas são repassadas aos municípios.


(Foto: Roberto Stuckert Filho)

Para Dilma, o tamanho do programa e o fato de já ter distribuído 18 mil máquinas pelo país faz com que seja normal o surgimento de problemas “aqui e ali”.

“Mesmo com críticas, um programa dessa dimensão… Sabe quantas máquinas são? São 18 mil máquinas que nós compramos. Um programa dessa dimensão dando um problema aqui, outro ali, é absolutamente esperado”, disse a presidente.

Em Governador Valadares (MG), a presidente entregou 36 motoniveladoras e 56 pás carregadeiras para prefeituras da região.

Reportagem do jornal “O Estado de S. Paulo” desta segunda informou que uma apuração em andamento da Controladoria-Geral da União (CGU) aponta falhas no uso das máquinas doadas pelo governo. De acordo com o jornal, em uma amostra, CGU constatou que 18% das máquinas entregues estão mal conservadas, 43% não realizaram nenhuma obra e, em muitos casos, os operadores que usavam as máquinas não eram capacitados para lidar com o equipamento.

Por meio da assessoria de imprensa, a CGU confirmou nesta segunda-feira (17) a existência de análise relacionada ao PAC Equipamentos, mas informou que os trabalhos estão em fase preliminar. A controladoria não detalhou o conteúdo do documento e informou não haver previsão de quando o relatório será concluído.

Em seu discurso, Dilma ainda deu orientações sobre a formação de operadores para usar as máquinas. Segundo ela, o governo federal colocou “como condição para o contrato” com as empresas fornecedoras os treinamentos dos trabalhadores que irão operar o equipamento.

“Então, vamos supor que na prefeitura do seu José ou da dona Ângela tenha um operador antigo das máquinas. Olha, coloca ele para fazer o curso que vai ser melhor, porque ele vai operar uma máquina mais sofisticada. Então, ele vai saber operar melhor, e a máquina vai ter um ganho porque ela vai ter menos ônus e, assim, ela vai durar esse período inicial muito mais”, disse.

Dilma disse que gostaria de insistir nessa questão porque tem sido “objeto de muita crítica o fato que não estão cuidando dessa questão da operação adequada das máquinas”.

O ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, que também participou da entrega, afirmou que as máquinas devem ser usadas em estradas vicinais públicas.

“Mesmo que vocês [prefeitos] sofram pressão da comunidade para utilizar, eventualmente, para outra finalidade, a finalidade é para usar nas estradas vicinais, públicas”, declarou.

Mais cedo, antes do evento de entrega dos equipamentos, a presidente participou, também em Governador Valadares, da formatura de alunos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

(Inter TV dos Vales)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui