Governo federal entrega novos equipamentos a 92 cidades do Norte e Leste de Minas Gerais

0

A presidente Dilma Rousseff disse nesta segunda-feira (17) que o governo federal atua em parceria com as prefeituras sem observar “o coração político” do prefeito. Segundo ela, a prioridade é atender à população, independente do partido político do prefeito. A declaração ocorreu durante cerimônia, em Governador Valadares, de entrega de máquinas motoniveladoras e pás carregadeiras a 92 municípios mineiros.


(Foto: Antônio Cota)

“O espírito que rege essa questão aqui das máquinas é o espírito de parceira republicana. Não quero saber quem é e onde o prefeito tem seu coração político. Se o prefeito é de que partido, não interessa. É direito do prefeito e da prefeita receber a máquina”, disse explicando que as máquinas são distribuídas aos municípios com até 50 mil habitantes.

A presidente disse que, apesar das críticas, vai continuar trabalhando em conjunto com as prefeituras. “Ajudamos sim os prefeitos e vamos continuar ajudando, mesmo que tenham críticos falando por aí. Queremos fazer o melhor programa possível”, disse. Dilma acrescentou que a parceria republicana é garantida também em outras iniciativas e citou o Programa Mais Médicos e o Minha Casa, Minha Vida.

De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), dos 92 equipamentos entregues, 36 foram motoniveladoras e 56 pás carregadeiras. O investimento feito nas máquinas, segundo o MDA, é superior a R$ 31 milhões e vai beneficiar cerca de 500 mil moradores do campo, entre eles, quase 70 mil famílias de agricultores. A iniciativa faz parte da segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2). As máquinas devem ser utilizados para abertura, recuperação, readequação e conservação de estradas vicinais na zona rural de municípios com predominância de agricultores familiares e também para mitigação dos efeitos da seca nas regiões do Semiárido.

ARAÇUAÍ

O prefeito de Araçuaí, no Vale do Jequitinhonha, Armando Paixão, recebeu uma pá carregadeira. De acordo com o prefeito, o equipamento vai ser importante na reconstrução de estradas rurais do município.


(Foto: Diego Souza)

“Recebemos essa pá carregadeira que vai nos ajudar na recuperação das estradas da zona rural de Araçuaí. As estradas ficaram bastante danificadas com as chuvas do final do ano. Agora vamos esperar por um caminhão-pipa que também será muito importante para a população de Araçuaí”, disse o prefeito que já havia recebido do Governo Federal um caminhão caçamba e uma patrol.

CIDADES BENEFICIADAS

Foram entregues 56 pás-carregadeiras para as cidades de Águas Vermelhas, Almenara, Angelândia, Araçuaí, Berilo, Berizal, Bocaiúva, Bonito de Minas, Botumirim, Brasília de Minas, Buritizeiro, Caraí, Chapada do Norte, Cônego Marinho, Coração de Jesus, Crisolita, Cristália, Engenheiro Navarro, Francisco Badaró, Franciscópolis, Glaucilândia, Goiabeira, Guaraciama, Icaraí de Minas, Itacarambi, Itamarandiba, Itambacuri, Jaíba, Japonvar, Josenópolis, Juramento, Leme do Prado, Lontra, Mamonas, Minas Novas, Mirabela, Miravânia, Montezuma, Ninheira, Novo Cruzeiro, Olhos-d’Água, Padre Paraíso, Pintópolis, Pirapora, Ponto Chique, Riacho dos Machados, Rio Pardo de Minas, Rubim, Santa Fé de Minas, São João da Ponte, Serranópolis de Minas, Taiobeiras, Turmalina, Ubaí, Urucuia e Varzelândia.

E 36 motoniveladoras serão entregues para as cidades de: Ataleia, Bugre, Capitão Andrade, Carlos Chagas, Central de Minas, Conceição do Mato Dentro, Conselheiro Pena, Coroaci, Engenheiro Caldas, Frei Inocêncio, Galiléia, Ipaba, Itanhomi, Itueta, Jampruca, Marilac, Mathias Lobato, Mesquita, Morro do Pilar, Nova Belém, Pocrane, Santa Rita do Itueto, Santana do Manhuaçu, Santana do Riacho, Santo Antônio do Itambé, Santos Dumont, São Geraldo da Piedade, São José do Jacuri, São Pedro do Suaçuí, Serro, Setubinha, Simonésia, Taparuba, Vargem Alegre, Virginópolis e Virgolândia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui