MONTES CLAROS: Moradores da zona rural recebem kits de apicultura

0

Foi realizada, na manhã desta terça-feira, 11, na comunidade de Lagoa do Barro, zona rural de Montes Claros, a entrega de kits de apicultura para produtores da agricultura familiar.

Ao todo, 17 famílias serão beneficiadas com os kits, cada um deles sendo composto por vinte colmeias completas, dois macacões de proteção (incluindo luvas e botas), dez quilos de cera alveolada e um fumigador.

Cada uma das colmeias pode produzir de 30 a 60 quilos de mel por ano, dependendo do tipo de manejo. A venda deste mel irá significar um importante acréscimo para a renda das famílias beneficiadas, segundo informou Arquimedes Batista, secretário municipal de Agricultura Familiar. Ele explicou que a entrega dos kits está sendo feita através de uma parceria entre a Prefeitura de Montes Claros, a Codevasf e a Emater, e todas as famílias contempladas possuem renda per capita de até R$ 70 mensais, situação validada pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS), que é o gestor do programa em Montes Claros. “O município, além do apoio, irá ajudar na organização dos produtores rurais para que eles possam fornecer para a merenda escolar e participar do PAA (Programa de Aquisição de Alimentos)”, destacou.

Charles Xavier Gonçalves, presidente da APINORTE (Associação dos Apicultores do Norte de Minas), louvou a iniciativa, que faz parte do programa federal Brasil Sem Miséria. “É de suma importância, um incentivo maior para que outras famílias passem a praticar a apicultura”, disse.

O vice-prefeito de Montes Claros, José Vicente Medeiros, participou da entrega dos kits. Ele destacou a participação da Secretaria Municipal de Agricultura Familiar para que este benefício pudesse efetivamente alcançar os produtores familiares. “Esta é a importância de existir uma secretaria específica para cuidar da agricultura familiar”, declarou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui