MONTES CLAROS: Projeto estimula idosos com oficinas de artesanato

0

Com o objetivo de promover a inclusão social e emocional dos idosos, além da participação dos maiores de 60 anos em atividades manuais e serviços voluntários na comunidade, a Coordenadoria do Idoso da Secretaria de Desenvolvimento Social está implantando o Projeto Idosas Solidárias. Em um primeiro momento, as idosas terão a possibilidade de optar pelos cursos de bainha aberta e patchwork (bordado com retalhos) que terão suas aulas ministradas na Casa do Artesão, no bairro de Lourdes, e que iniciarão no dia 17 de fevereiro.

Eliane Pereira Souto Souza é agente de saúde do Estratégia de Saúde da Família (ESF) do bairro de Lourdes e conta que a equipe da unidade de saúde irá contribuir na identificação e encaminhamento das participantes do projeto. Eliane revela que já trabalha com um grupo de terapia ocupacional e entende que, muitas vezes, o idoso precisa de alguma atividade para sair de sua rotina, sair de casa e ocupar seu tempo.

Para o coordenador da Casa do Artesão, Guilherme Matias Silva Peixoto, um dos objetivos da iniciativa é criar no idoso o interesse de vir até o local para aprender, além da formação de novos artesãos. Peixoto ainda afirma que os cursos terão a duração de um mês, mas que o prosseguimento dos cursos e a inclusão de novas opções não está descartada.

A coordenadora do Idoso, Cibely Freire Diniz, está muito animada com o projeto e acredita que ele irá contribuir substancialmente para a melhoria da qualidade de vida dos idosos assim como para suas habilidades psicomotoras e cognitivas, além de, evidentemente, representar um modo de valorizar os idosos.

O projeto será executado graças a uma parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Social, a Secretaria de Cultura, através da Casa do Artesão, e a Secretaria de Saúde, por meio da ESF do bairro de Lourdes. Em um primeiro momento, serão atendidas 80 idosas que serão distribuídas em turmas de 10 alunas cada. As aulas terão a duração de 1h30 cada e uma periodicidade de duas vezes por semana: segunda e quarta-feira ou terça e quinta-feira. A aluna ainda pode optar pelo período da manha, entre 8 e 9h30 ou das 9h30 às 11 horas, ou à tarde, das 14 às 15h30 ou das 15h30 às 17 horas. Não será cobrada taxa de inscrição ou mensalidade, mas as alunas deverão trazer de casa o material usado no curso e que é composto de itens como tesoura, agulha e linha. Mais informações podem ser obtidas pelo 3229-3459.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui