Dilma volta a Governador Valadares na próxima segunda

0

A presidente da República, Dilma Rousseff, voltará a Governador Valadares na próxima segunda-feira (17). O motivo da segunda visita como presidente à cidade é a formatura de mais de 1.000 alunos dos cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Segundo o ranking do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), Valadares é o quarto município que mais matriculou em cursos do Pronatec/Brasil Sem Miséria, entre 320 municípios que participam do projeto. Para 2014 já foram pactuadas cerca de quatro mil vagas em cursos do Programa.

Em 2012 Valadares ofertou cinco cursos e teve cerca de 100 matriculados. Em 2013, o número de cursos passou para 19, enquanto a quantidade de alunos subiu para 1.636. O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) foi criado pelo governo federal em 2011, com o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica. O projeto tem como objetivo expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de educação profissional técnica de nível médio e de cursos de formação inicial e continuada ou qualificação profissional presencial e a distância.

No Pronatec são oferecidos cursos gratuitos nas escolas públicas federais, estaduais e municipais. Além disso, oportunidades são ofertadas no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), no Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), no Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e no Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat), em instituições privadas de ensino superior e de educação profissional técnica de nível médio. Em Valadares, o Programa também é resultado de parceria com o Instituto Nosso Lar e Grupo Gente Nova (GGN), da Paróquia Nossa Senhora das Graças.

(Fonte: Diário do Rio Doce)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui