Você está aqui:Home » Jequitinhonha » Inscrições abertas para cursos do PRONATEC 2014 no Polo Capelinha

Inscrições abertas para cursos do PRONATEC 2014 no Polo Capelinha




Estão abertas, até o dia 18 de fevereiro, as inscrições para o PRONATEC 2014 na modalidade “concomitante ensino médio”, ou seja, apenas para estudantes que estejam cursando o ensino médio (qualquer série) em escola pública. Após esta data, caso haja vaga remanescente, serão abertas inscrições para estudantes que estejam cursando o ensino médio em escolas particulares.

A inscrição deverá ser feita EXCLUSIVAMENTE pela Internet, no endereço: www.pronatecminas.com.br. A seleção dos alunos será feita através de um sorteio público a ser realizado às 14h do dia 20 de fevereiro, na Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais, no Centro Administrativo, em Belo Horizonte.

No caso de Capelinha, os cursos serão ofertados pelo Colégio Técnico da Universidade Federal de Minas Gerais (COLTEC-UFMG), em pactuação com a Prefeitura Municipal de Capelinha, por meio da Secretaria Municipal de Educação. As aulas estão previstas para começar em 12 de maio.

Cursos técnicos concomitantes (apenas para alunos que estejam cursando o ensino médio em escola pública regular) com inscrições abertas para o POLO CAPELINHA PRONATEC/COLTEC-UFMG:

TÉCNICO EM ENFERMAGEM
Área – Eixo Temático: Ambiente e Saúde
Atua na promoção, prevenção, recuperação e reabilitação dos processos saúde-doença. Colabora com o atendimento das necessidades de saúde dos pacientes e comunidade, em todas as faixas etárias. Promove ações de orientação e preparo do paciente para exames. Realiza cuidados de enfermagem tais como: curativos, administração de medicamentos e vacinas, nebulizações, banho de leito, mensuração antropométrica e verificação de sinais vitais, dentre outros. Presta assistência de enfermagem a pacientes clínicos e cirúrgicos.
Vagas: 30
Carga Horária: 1.440 horas/aula
Turno: noturno
Local: a definir
Início das aulas: a partir de 12/05/2014

TÉCNICO EM ESTÉTICA
Área – Eixo Temático: Ambiente e Saúde
Trata do embelezamento, promoção, proteção, manutenção e recuperação estética da pele. Seleciona e aplica procedimentos e recursos estéticos utilizando produtos cosméticos, técnicas e equipamentos específicos, de acordo com as características e necessidades do cliente. Utiliza técnicas de atendimento ao cliente orientando-o sobre ações de proteção à saúde cutânea.
Vagas: 30
Carga Horária: 1.440 horas/aula
Turno: noturno
Local: a definir
Início das aulas: a partir de 12/05/2014

TÉCNICO EM EVENTOS
Área – Eixo Temático: Turismo, Hospitalidade e Lazer
Auxilia e atua na prospecção, no planejamento, na organização, na coordenação e na execução dos serviços de apoio técnico e logístico de eventos e cerimoniais, utilizando o protocolo e etiqueta formal. Realiza procedimentos administrativos e operacionais relativos a eventos. Recepciona e promove serviços de eventos. Planeja e participa da confecção de ornamentos decorativos. Coordena o armazenamento e manuseio de gêneros alimentícios servidos em eventos.
Vagas: 30
Carga Horária: 960 horas/aula
Turno: noturno
Local: a definir
Início das aulas: a partir de 12/05/2014

TÉCNICO EM REDES DE COMPUTADORES
Área – Eixo Temático: Informação e Comunicação
Instala e configura dispositivos de comunicação digital e softwares em equipamentos de rede. Executa diagnóstico e corrige falhas em redes de computadores. Prepara, instala e mantem cabeamentos de redes. Configura acessos de usuários em redes de computadores. Configura serviços de rede, tais como firewall, servidores web, correio eletrônico, servidores de notícias. Implementa recursos de segurança em redes de computadores.
Vagas: 30
Carga Horária: 1.200 horas/aula
Turno: noturno
Local: a definir
Início das aulas: a partir de 12/05/2014

TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES
Área – Eixo Temático: Infraestrutura
Desenvolve e executa projetos de edificações conforme normas técnicas de segurança e de acordo com legislação específica. Planeja a execução e elabora orçamento de obras. Presta assistência técnica no estudo e desenvolvimento de projetos e pesquisas tecnológicas na área de edificações. Orienta e coordena a execução de serviços de manutenção de equipamentos e de instalações em edificações. Orienta na assistência técnica para compra, venda e utilização de produtos e equipamentos especializados.
Vagas: 30
Carga Horária: 1.440 horas/aula
Turno: noturno
Local: a definir
Início das aulas: a partir de 12/05/2014

TÉCNICO EM ALIMENTOS
Área – Eixo Temático: Produção Alimentícia
Atua no processamento e conservação de matérias-primas, produtos e subprodutos da indústria alimentícia e de bebidas, realizando análises físicoquímicas, microbiológicas e sensoriais. Auxilia no planejamento, coordenação e controle de atividades do setor. Realiza a sanitização das indústrias alimentícias e de bebidas. Controla e corrige desvios nos processos manuais e automatizados. Acompanha a manutenção de equipamentos. Participa do desenvolvimento de novos produtos e processos.
Vagas: 30
Carga Horária: 1.440 horas/aula
Turno: noturno
Local: a definir
Início das aulas: a partir de 12/05/2014

TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
Área – Eixo Temático: Segurança
Atua em ações prevencionistas nos processos produtivos com auxílio de métodos e técnicas de identificação, avaliação e medidas de controle de riscos ambientais de acordo com normas regulamentadoras e princípios de higiene e saúde do trabalho. Desenvolve ações educativas na área de saúde e segurança do trabalho. Orienta o uso de EPI e EPC. Coleta e organiza informações de saúde e de segurança no trabalho. Executa o PPRA. Investiga, analisa acidentes e recomenda medidas de prevenção e controle.
Vagas: 30
Carga Horária: 1.440 horas/aula
Turno: noturno
Local: a definir
Início das aulas: a partir de 12/05/2014

(Via Jornal Acontece Regional)

email




comentários (1)

  • Fernanda Mendes de Sousa

    Olá eu sou a Fernanda, moro em capelinha e fiz a minha inscrição do Pronatec. Fiz para o curso rede de computadores e fui sorteada, porem n sei quando começa o curso e nem quando abre as matriculas.. vi no site que começava dia 25 de junho, mas fui na secretaria de educação de capelinha e eles me falaram q ambos os curso não iam começar esse ano por não estarem encontrando um lugar para o curso ser realizado.. E eu queria saber se o curso vai ser realizado? E quando abre as matriculas?
    para q assim eu possa estar realizando o curso….

    Responder

Deixe um comentário

© 2013 - Todos os direitos reservados. ACONTECEU NO VALE

Voltar para o topo