Hospital de Montes Claros confirma nove infectados por superbactéria

0

O Hospital Haroldo Tourinho, de Montes Claros, no norte de Minas, confirmou nesta sexta-feira (24/01) que nove pacientes foram infectados pela superbactéria Klebsiella pneumoniae carbapenemase (KPC). Dois deles – um idoso e uma mulher – morreram na primeira quinzena de janeiro, mas as mortes somente foram confirmadas na noite de quinta-feira (23/01) pela direção do hospital.


Higienização se tornou ainda mais rigorosa, segundo direção do Hospital Haroldo Tourinho (Foto: Michelly Oda

Nos outros sete, a bactéria não se desenvolveu. Os pacientes estão em área de isolamento no hospital por tempo indeterminado.

Pela manhã, o Comitê de Controle de Infecção Hospitalar se reuniu junto a membros da Vigilância Sanitária do Estado e do Município para estabelecer ações a serem tomadas. A primeira medida definida é o desenvolvimento de campanha educativa, para tranquilizar a comunidade.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a KPC só sobrevive em ambiente hospitalar e se desenvolve apenas em pessoas com baixa imunidade. Por isso, diz a prefeitura, não há motivo para a população se alarmar.

Prevenção

O contágio da KPC não se dá pelo ar, mas por contato direto, tornando fundamental o uso de equipamentos de proteção individual, como luvas, gorros e máscaras entre profissionais da saúde. A higienização adequada das mãos é recomendada ainda tanto para os profissionais quanto para a população.

O Hospital Haroldo Tourinho informou que a detecção da KPC confirma que o sistema de controle imunológico da instituição é eficiente.

Estudo da Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Botucatu, interior de SP, mostrou que a incidência de algumas infecções hospitalares, como as causadas pela KPC, aumenta até 57% no verão. (Com Jornal Hoje em Dia)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui