Corpo de Bombeiros realiza treinamento de Comando de Operações para autoridades e instituições em Diamantina

0

O Sétimo Batalhão de Bombeiros Militar (7º BBM) realizou entre os dias 20 e 21 de Janeiro, na cidade de Diamantina, Vale do Jequitinhonha, o Treinamento Básico em Sistema de Comando em Operações (SCO).

O SCO consiste em uma ferramenta gerencial de comando, controle e coordenação de operações de resposta a catástrofes e emergências de grande complexidade, de maneira a otimizar os esforços e recursos das instituições envolvidas.

O Treinamento que teve a participação de 115 pessoas e ocorreu no 3º Pelotão de Bombeiros em Diamantina. Participaram representantes do Corpo de Bombeiros, Exercito Brasileiro, Polícia Militar, Guarda Municipal, IEF, SAMU, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, SUAPI, e representantes de 08 municípios diferentes da região, tendo participado ainda alguns prefeitos e vice prefeitos.

Para o Major BM Waldeci Gouveia Rodrigues, Comandante do 7º BBM , “ a expansão do Curso de SCO para o Vale do Jequitinhonha, possibilita as autoridades desta região estarem preparadas para situações de catástrofe em que haja necessidade de ação conjunta de diversos órgãos, onde haverá necessidade de alinhar os conhecimentos e traçar estratégias gerenciais”, afirma Gouveia, instrutor e coordenador do SCO realizado.

Durante o curso os discentes tiveram aulas sobre Conhecimentos Básicos em Defesa Civil, Princípios do SCO, Áreas e Instalações, Comando Integrado, Funções no SCO, Controle de Recursos Operacionais, Planos de Ação, além de um simulado onde os alunos tiveram que colocar em prática os conhecimentos adquiridos.

(Informações e fotos da Assessoria de comunicação do 7º BBM)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui