Cidade do norte de Minas Gerais é apresentada como referência do agronegócio brasileiro

0

A região de Jaíba tornou-se um dos maiores polos de fruticultura do país e é a primeira no ranking de produção de sementes de hortaliças, afirma a revista Exame

A região de Jaíba, no norte de Minas Gerais, representa, hoje, um dos maiores polos de fruticultura do país. Em matéria divulgada na revista Exame, a cidade típica do semiárido brasileiro é apresentada aos brasileiros como uma das grandes produtoras do país no suprimento de bananas, por exemplo, e a primeira no ranking de produção de sementes de hortaliças.

O avanço, atualmente constatado, foi possível com a retomada do modelo original de ocupação, que considerava a chegada de pequenos, médios e grandes produtores. A estatal mineira, Ruralminas, por sua vez, também teve participação nessa reconfiguração local, ao assumir crédito com o Banco de Desenvolvimento do Japão e instalar a infreaestrutura em uma nova área. Com essa e outras modificações, um cenário de poucos recursos deu lugar à prosperidade, com a aplicação da agricultura irrigada com águas do rio São Francisco, que beneficia os 32.000 habitantes da cidade.

Com os investimentos e a atração de empresários rurais, estima-se que mais de 800 milhões de reais nas fazendas e unidades já tenham sido investidos na região. Novos empregos também foram criados e, atualmente, no Projeto Jaíba, mais de 18.500 pessoas trabalham com carteira assinada. Os produtos da região também contam com o selo “Produzido em Jaíba”, que atesta o avanço e a adequação aos padrões de qualidade. Ponto positivo, também, com a inclusão dos assentados na economia, que agora não só trabalham em propriedades, como também podem aplicar ,em suas próprias roças, as técnicas que aprendem nos empregos.

Clique aqui para ler a matéria completa (arquivo em PDF).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui