Gravuras em pedras são atração em Serra Pintada, no Norte de Minas

0

Ponto fica localizado em Santa Cruz de Salinas, MG
Cidade também conta com cachoeiras e serras.


A cidade de Santa Cruz de Salinas abriga a Serra Pintada, que tem gravuras em pedras (Foto: Fernando Barbosa)

Pinturas em pedras chamaram a atenção do vendedor Fernando Barbosa, de 20 anos, ao visitar a cidade de Santa Cruz de Salinas, no Norte de Minas Gerais, no final de julho de 2013. Ao passar um mês e meio no local, ele visitou as gravuras da Serra Pintada e ficou impressionado com o que viu.

“Serra Pintada é um nome dado pela população, não tem um nome oficial. Segundo os moradores dali, as pinturas são conhecidas desde os primeiros povos que ali viveram há décadas, mas nunca foram estudadas. A vista de cima das rochas onde estão situadas as pinturas é deslumbrante”, conta.

Santa Cruz de Salinas fica a cerca de 701 km de Belo Horizonte e pode ser acessada pela BR-251, oficialmente conhecida como Rodovia Júlio Garcia. “A cidade pertenceu à Salinas até 1995, quando foi emancipada”, conta Fernando.

Apesar das pinturas que tem guarda nas rochas, Fernando comenta que não existem placas de informação para turistas chegarem nas pinturas por conta própria e a única forma de encontrá-las é contratar alguém que conhece a região. “As pinturas têm difícil acesso, por causa da mata. O ideal é que o turista fosse com alguém que conhece a região. Mas no entorno tem moradores à vista, dá pedir informação”, conta.


Gravuras em pedras na Serra Pintada, localizada no Norte de Minas Gerais (Foto: Fernando Barbosa)

Além das gravuras, a região conta com algumas cachoeiras e serras que o turista pode visitar. “Dá para escalar os morros, tirar fotos. A pedra que tem o nome da cidade escrito tem uma vista maravilhosa. A cidade é cercada por montanhas”, afirma.

Além das pinturas, a região conta com algumas cachoeiras e serras. “Dá para escalar os morros, tirar fotos. A pedra que tem o nome da cidade escrito em cima tem uma vista maravilhosa. A cidade é cercada por montanhas”, relata Fernando.

A hospedagem da cidade é feita por uma pousada. Melhor época do ano para visitar é em julho, quando a vegetação está mais baixa para fazer as trilhas. Também neste momento acontece a festa de São João, conta Fernando. “São três dias de festa, com quadrilha de várias idades, a cidade fica toda enfeitada”.

Fonte: G1

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui