Equipe médica de Peçanha realiza ações preventivas em Virgolândia nesta segunda-feira

0

Uma equipe formada por cinco médicos, da cidade de Peçanha/MG, estará prestando atendimento à população de Virgolândia nesta segunda-feira (30/12).

Os profissionais estarão realizando trabalho preventivo, já que a exposição à lama e águas contaminadas pode colaborar para a proliferação de doenças como a Leptospirose, Hepatites A e B, Febre Tifoide e Cólera.

A cidade foi atingida por um temporal na última quinta-feira (26/12). O nível do rio Palmital subiu cerca de 3 metros e inundou a área central, destruindo residências e pontos comerciais.

De acordo com o boletim de ocorrência divulgado pelo Corpo de Bombeiros, a enchente provocou a morte de duas pessoas e comprometeu a estrutura de 228 imóveis, deixando mais de 600 pessoas desabrigadas.

Estado de Calamidade pública

A Defesa Civil Estadual informou que recebeu o pedido o decreto de calamidade pública por parte do prefeito da cidade. O município receberá materiais de construção, colchões, entre outros, para atender a demanda de pessoas que foram atingidas pelo temporal.

Doenças provocadas pelo contato com a enxurrada

Leptospirose: uma zoonose transmitida principalmente pela urina de ratos. A bactéria se reproduz na água e penetra na pele e nas mucosas dos seres humanos. Os sintomas são febre, náuseas, diarreia, dores musculares e de cabeça. A infecção se torna grave quando atinge os rins, o fígado e o baço, podendo ser fatal em alguns casos.

Hepatites A e B: transmitida pela água e alimentos contaminados ou de uma pessoa para outra. Os sintomas são febre, pele e olhos amarelados, náusea e vômitos, mal-estar, dores abdominais, falta de apetite, urina escura e fezes esbranquiçadas. Para evitar é preciso ingerir somente alimentos bem lavados ou cozidos.

Febre Tifoide: passa para o ser humano por meio de água e alimentos contaminados ou contato com pessoas doentes. Doença exclusiva dos seres humanos, cuja única porta de entrada é o sistema digestório. Sintomas: febre, dor de cabeça, cansaço, sono agitado, náusea, vômito, sangramentos nasais, diarreia. Se não tratada, pode levar à morte por hemorragia intestinal.

Cólera: transmitida pela água e alimentos contaminados. A bactéria libera uma toxina que causa intensa diarreia.


Imagem ilustrativa

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui