GUANHÃES: Prefeitura toma providências com estragos causados pelas chuvas

0

As chuvas intensas que caíram na cidade nos últimos dias, e principalmente na noite desta quinta-feira (26/12), causaram vários estragos em toda a cidade. A prefeitura municipal já está tomando todas às providências para minimizar o problema.

Um mutirão de limpeza está sendo feito pelas equipes da Secretaria de Infraestrutura Urbana para retirar a grande quantidade de lama que se acumulou em várias ruas e avenidas da cidade, bem como a limpeza de bueiros. Um caminhão pipa também está sendo usado para lavar essas vias, entre elas a Avenida Alberto Caldeira.

A equipe da Defesa Civil também está de plantão – inclusive durante toda a madrugada – para atender aos chamados dos moradores. Um dos casos mais preocupantes é o desmoronamento de terra de um lote na Avenida Milton Campos, vizinho de moradias da Rua 13 de Maio. A Defesa Civil interditou o local, instalou lonas para minimizar a infiltração da chuva e solicitou que os moradores deixassem suas casas, que estão em risco de desabamento.

Um dos moradores prejudicados é o seu José Roberto. “Não conheço o dono desse lote, mas ele nem apareceu para saber se estamos precisando de ajuda”, lamentou o morador, que está realizando a mudança para uma casa de aluguel. O morador acredita que a causa do desmoronamento foi porque o proprietário do lote retirou terra e não construiu o muro de arrimo. De acordo com o secretário de Infraestrutura Urbana, Alysson de Miranda, a Prefeitura já acionou o proprietário do lote e está monitorando o local.

Outro chamado feito à Defesa Civil foi na madrugada desta sexta-feira, dia 27, de um morador do final da Rua Girassóis, bairro Vista Alegre, onde a enxurrada desceu e invadiu sua residência, deixando-o desabrigado. A Defesa Civil arranjou um local para ele se abrigar e já enviou dois funcionários para retirar a lama e entulho que entraram na casa.

No início da semana, um desmoronamento de parte de um barranco na saída para Sabinópolis, próximo à entrada do Bairro Madeira, também foi provocado pelas chuvas. O local, felizmente não apresenta riscos, e foi isolado para a retirada posterior da terra que se acumulou na pista.

No Bairro Aod Pereira, vários moradores das margens do Córrego Graipu ficaram desalojados, pois o rio subiu além do leito e, com isso, o esgoto voltou para a casa desses moradores, causando mau cheiro e prejuízos materiais. Os moradores estão alojados em casas de amigos e parentes e, em breve, a Prefeitura irá providenciar ajuda necessária. No mesmo bairro, próximo a BR 259, a Defesa Civil estima que duas ou mais casas estão sob risco de desabamento, pois houve deslizamento de terra.

Em caso de urgência, ligar para 3421-1501. Celular de plantão da Defesa Civil: 8835-2403 (falar com Éverton)

COMUNICADO DO SAAE

O SAAE comunica que devido a forte chuva ocorrida ontem à noite, houve um rompimento na rede de água no bairro Santa Tereza e uma pane no sistema elétrico da estação elevatória de água do bairro Amazonas e por isso os seguintes bairros estão com o abastecimento comprometido: Expansão, Jardins, Amazonas e Santa Tereza.

Equipes de manutenção já estão nos referidos bairros realizando os serviços necessários para a normalização do sistema.

Informações 0800 283 5031.

FOTOS DA CHUVA EM GUANHÃES:
(Fotos: Fausto Castro)








DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui