BOM EXERCÍCIO: Sexo gasta metade das calorias de uma corrida, diz estudo

1

Para a pesquisa, o professor utilizou 21 casais canadenses, que foram monitorados em uma corrida de 30 minutos e também instruídos a ter uma relação sexual por semana


Além de rejuvenescer, o sexo age como um analgésico natural, aliviando stress, ansiedade e insônia

Não é de hoje que o sexo intriga a ciência, e mais uma pergunta acerca do assunto acaba de ser respondida. Uma pesquisa recente conduzida na Universidade de Québec, no Canadá, descobriu que uma “rodada” de sexo gasta aproximadamente metade das calorias de uma corrida de intensidade moderada.

O estudo foi realizado pelo professor de ciência do exercício Antony Karelis. “Me preparando para o curso de fisiologia do exercício que ministro, notei alguns artigos científicos sobre a atividade sexual e gasto energético, mas eles não falavam em quantas calorias. Por isso, decidi fazer o estudo”, contou à reportagem de O Tempo.

Para a pesquisa, o professor utilizou 21 casais canadenses com idade média de 23 anos. Eles foram submetidos a uma corrida de 30 minutos em esteira ergométrica, e foram monitorados quanto ao gasto calórico e à sensação de esforço. Depois, foram para casa, instruídos a ter pelo menos uma relação sexual por semana pelo período de um mês e a registrar suas impressões em um questionário previamente fornecido. Durante o ato, eles também deveriam usar uma braçadeira que mede o gasto calórico de uma atividade física em comparação a outra.

O resultado foi que o sexo pode ser considerado como atividade física moderada, ainda mais para os homens. Em uma relação com tempo médio de 25 minutos, os homens gastaram cerca de 101 kcal, contra aproximadamente 69 kcal das mulheres. “De uma forma geral, os resultados não me surpreenderam”, revela Karelis.

Além do gasto calórico, o sexo ainda traz outros benefícios. “Para pessoas que se gostam e se sentem bem com a prática, o sexo faz bem para a pele, para o coração, além de satisfazer necessidades fisiológicas e afetivas”, afirma a educadora sexual Sílvia Eugênia do Amaral, membro do Grupo de Estudo de Metáforas, Modelos e Analogias na Tecnologia na Educação e na Ciência (Gematec), do Cefet/MG. A especialista explica que o ser humano tem necessidade de contato físico e de demonstrações de afeto. “Esse contato erótico é uma demonstração de afeto. Mesmo que seja ocasional, você se sente desejado, capaz de dar e receber prazer, e se completa”, esclarece.

Mas, para quem já está pensando em substituir a academia por sessões extras de sexo, um alerta: uma coisa não elimina a outra. “Eu sugeriria que a atividade sexual e um exercício regular – como corrida – sejam ambos considerados parte de um estilo de vida saudável”, recomenda Karelis.

Fonte: O Tempo

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui