Abusou na ceia? Frutas verdes ajudam a desintoxicar o organismo

0

A comilança de fim de ano faz parte das reuniões entre amigos, familiares e colegas de trabalho e pode se tornar o maior dos vilões na busca do corpo saudável

Fim de ano é sinônimo de comemorações. Confraternizações, festa de réveillon e de Natal. A comilança faz parte das reuniões entre amigos, familiares e colegas de trabalho e pode se tornar o maior dos vilões na busca do corpo saudável.


As frutas de tons esverdeados são recomendadas para os dias subsequentes à festa

Para o especialista em nutrição esportiva Clayton Camargos, a melhor estratégia não deve ser a tentativa de “compensação”, mas a retomada da alimentação saudável já no dia seguinte ao evento. “É perigoso esse pensamento de compensar o que comeu durante a festa. Os dias posteriores são muito importantes para a reposição de nutrientes que foram perdidos durante a noite, principalmente se a pessoa ingeriu bebidas alcoólicas”, diz Clayton.

Para ele, o período de três a cinco dias depois da noite de Natal é essencial para se recuperar fisicamente dos exageros cometidos. “Nesse período, é imprescindível aumentar a hidratação corporal. Além disso, evitar alimentos com grande concentração de gordura, sódio e açúcar. O aumento dos níveis dessas substâncias são facilmente verificáveis logo após os exageros alimentares e dão muito trabalho ao fígado e aos rins”, explica o especialista.

Ainda segundo o nutricionista, aqueles que costumam se culpar muito pelo que ingeriram devem tentar ser comedidos durante a festa. Uma boa dica é comer as frutas que tradicionalmente decoram as mesas de Natal e, às vezes, do ano-novo. “Castanhas e nozes são muito indicadas para dar uma sensação de saciedade antes da ceia”, acrescenta.

As frutas de tons esverdeados também são recomendadas para os dias subsequentes à festa. “Uva verde, limão, kiwi ou maçã verde têm um efeito verdadeiramente desintoxicante para o corpo. Também é interessante consumir água mineral, que ajuda muito a repor os minerais perdidos. Os sucos dessas frutas também são uma ótima maneira de iniciar o dia seguinte aos exageros”, diz o especialista.

A servidora pública Priscila Andrade, de 31 anos, não pretende deixar que a ceia de Natal atrapalhe seu caminho rumo à boa forma. Empolgada com os resultados da reeducação alimentar aliada aos exercícios, Priscila diz que vai continuar os treinos mesmo no feriado do dia 25. “Com esse tanto de festas em dezembro, se você não mantiver uma disciplina, fica difícil. Estou muito empolgada com meu emagrecimento, e os exercícios me dão um estímulo muito forte. O problema é o povo lá em casa me chamando de doida por ir malhar no dia de Natal!”, diz, bem-humorada.

Apesar de garantir que não vai se exceder durante a ceia, Priscila não pretende deixar de se divertir na festa. “Não tenho a intenção de comer muito, primeiro por causa da reeducação alimentar, depois porque vou compensar o que não comi no champanhe”, brinca Priscila.

A servidora pública normalmente pratica spinning, kangoo jump e kinesis, mas, no feriado de Natal, vai se dedicar às atividades aeróbicas, na esteira ou na bicicleta. “As modalidades que pratico regularmente exigem a presença de um professor e, como no feriado, não vai ter nenhum na academia, vou correr um pouquinho na esteira, passar um tempo na bicicleta… Nada de esforço físico exagerado”, diz a servidora.

Segundo o preparador físico Fabiano Santos, não é interessante se dedicar a atividades muito estressantes logo após um dia de alimentação pesada e consumo de bebidas alcoólicas. “Se a pessoa tiver o costume de fazer exercícios físicos e um preparo físico satisfatório, é recomendável fazer atividades aeróbicas, mas de forma leve, com baixa intensidade. É um dia diferente para o corpo, de desintoxicação. Porém, se a pessoa não tiver o costume, não recomendo que faça exercícios nesse dia”, diz Fabiano.

E completa: “Para os que têm preparo e vão se exercitar no dia 25, recomendo que saiam da academia. Uma caminhada ou corrida pode ser um ótimo exercício para a ocasião, além de ser bem mais agradável e estimulante do que um ambiente fechado”, ensina Fabiano.

Uma receita de desintoxicante

» 120 ml de chá verde
» 120 ml de água de coco
» 1 fatia grande de melão verde (30g)
» 10 uvas verdes sem caroço
» 1 fatia grande de abacaxi
» 1/4 de kiwi
» 1 colher de sopa de mel
» Gengibre, hortelã e alecrim a gosto

Modo de preparo:
Bater em liquidificador e servir com gelo

Fonte da receita: Clayton Camargos, especialista em nutrição esportiva
Fonte notícia: Estado de Minas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui