Home / Minas Gerais / 323 municípios mineiros recebem máquinas do PAC 2

323 municípios mineiros recebem máquinas do PAC 2

O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, entregou na manhã desta segunda-feira (23) em Belo Horizonte, 335 máquinas e equipamentos a 323 municípios mineiros. Foram entregues 152 retroescavadeiras, 32 motoniveladoras, 26 caminhões-pipa e 125 caminhões-caçamba, o maior número de veículos do Programa de Aceleração do Crescimento 2 (PAC 2) entregues numa mesma cerimônia. O investimento foi de R$ 71,1 milhões e beneficiará 180 mil famílias de agricultores familiares mineiros.

Agora, todos os 5.071 municípios brasileiros com até 50 mil habitantes terão pelo menos uma retroescavadeira do PAC Equipamentos. No total, quatro milhões de famílias de agricultores familiares estão sendo beneficiadas. Somente em Minas Gerais foram entregues 1.272 máquinas do PAC 2 Equipamentos, incluindo as de hoje. Até 2014, outras 1.372 serão distribuídas aos municípios mineiros, no total de 2.644 máquinas.

“A lógica do PAC Equipamentos é permitir aos prefeitos atender à população e gerar emprego e renda no Brasil, já que as máquinas distribuídas são produzidas pela nossa indústria. É por programas como esses que o nível de emprego no Brasil é o mais alto da nossa história”, destacou Fernando Pimentel. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o desemprego nas seis principais regiões metropolitanas do País ficou em 4,6% no mês de novembro.

As retroescavadeiras, as motoniveladoras e os caminhões-caçamba são um importante reforço à gestão dos prefeitos, que agora poderão realizar por conta própria obras de conservação de estradas vicinais, usadas tanto para locomoção dos moradores quanto para escoamento da produção agrícola. Os caminhões-pipa servirão ao abastecimento d´água a milhares de pessoas que sofrem com a mais forte seca dos últimos anos.

As máquinas compradas pelo PAC Equipamentos são fabricadas no Brasil. A compra de produtos nacionais, estimulando a indústria e gerando emprego e renda, foi feita por meio do programa de compras governamentais, que permite ao governo pagar até 25% por produtos nacionais nas licitações públicas. A política de incentivos integra o Plano Brasil Maior, formulado e coordenado pelo ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC).

Além do ministro Pimentel, participaram da solenidade no Parque de Exposições Bolívar de Andrade o prefeito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda, o Secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, Elmiro Nascimento, o delegado federal do Ministério do Desenvolvimento Agrário em Minas Gerais, Alcides Guedes Filho, e prefeitos dos municípios beneficiados.

Municípios que serão beneficiados na região dos Vales:

CAMINHÃO CAÇAMBA – Araçuaí, Berilo, Cachoeira do Pajeú, Caraí, Carbonita, Chapada do Norte, Cristália, Curral de Dentro, Diamantina, Felisburgo, Itaobim, Itinga, Jacinto, Jequitinhonha, Joaíma, Jordânia, José Gonçalves de Minas, Leme do Prado, Mata Verde, Medina, Monte Formoso, Novorizonte, Padre Paraíso, Pedra Azul, Rio Pardo de Minas, Salto da Divisa, Santa Cruz de Salinas, Santo Antônio do Jacinto, Serro e Virgem da Lapa.

CAMINHÃO PIPA – Angelândia, Divisa Alegre, Itamarandiba, Minas Novas, Ponto dos Volantes, Rubelita, Rubim e Salinas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>