GOVERNADOR VALADARES: Chuva agrava problemas e prefeitura divulga balanço parcial dos estragos

0

Rio Doce atinge o nível máximo em Valadares nesta segunda: 2,54 metros.
Vários bairros e ruas estão com problemas após chuvas do fim de semana.


Bairro São Tarcísio em Governador Valadares está alagado pelo Rio Doce. (Foto: Tiago Lopes)

Com as chuvas dos últimos dias em Governador Valadares, no Leste de Minas Gerais, a situação se agravou na cidade. Vários bairros estão enfrentando problemas e o Rio Doce voltou a subir, atingindo seu nível máximo, desde o início das chuvas na cidade.

A previsão, de acordo com a Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM), é que o nível do rio continue subindo nas próximas horas, podendo atingir 2,75m às 19 horas desta segunda-feira (23), com variação de 10cm para mais ou para menos. A média do nível do Rio Doce mantida durante a maior parte do ano fica em torno de 80cm.

Segundo informações da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), somente no mês de dezembro choveu 316,7% acima da média do mesmo mês. Ainda de acordo com a Cemig, a previsão para os próximos 7 dias é de chuva para grande parte do Estado de Minas Gerias incluindo todo o Leste mineiro. Há previsão de acumulados acima de 100mm nos próximo 7 dias para Governador Valadares, Timóteo e Teófilo Otoni.

Alerta

Na manhã desta segunda-feira, a assessoria de comunicação da prefeitura de Valadares emitiu uma nota com um alerta da Defesa Civil. De acordo com a nota, pelo menos 13 bairros estão com áreas de riscos de deslizamento: Vera Cruz, Carapina, Santa Paula, Querosene, Jardim do Trevo, Atalaia, Azteca, Altinópolis, Mãe de Deus, Santo Antônio, Planalto, Palmeiras e Vila Ozanã, entre outros.

Abastecimento comprometido

Os córregos e lagoas do município voltaram a transbordar em função do grande volume de chuva, alagando áreas que nunca haviam sido inundadas como os Bairros Grã Duquesa e Morada do Vale.

O córrego Figueirinha saiu do leito atingindo a ponte que dá acesso aos Bairros Santa Paula e Jardim do Trevo. A adutora que leva água aos bairros foi destruída na última semana e chegou a ser refeita pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), mas foi novamente levada pelas águas da chuva deste domingo (22), deixando os dois bairros sem água.

Outros 10 bairros, Nossa Senhora das Graças, Santa Helena, São Pedro, Ilha dos Araújos, SIR, Centro, Altinópolis, Turmalina, Nova Vila Bretas e Santa Rita estão com o abastecimento de água comprometido, em função da turbidez da água, com barro e dejetos do Rio Doce. Esta turbidez faz com que o tratamento da água seja mais lento.

Os distritos de Baguari, Pontal e Xonim de Baixo enfrentam o mesmo problema. A adutora que leva água para o Bairro Morada do Vale também rompeu, prejudicando o abastecimento.

Vias interditadas

Diversos pontos da cidade continuam interditados e novos locais tiveram seu acesso comprometido. Todas as obras que estavam sendo executadas desde a última semana, na tentativa de restabelecer os acessos aos bairros e melhorar as condições de acessibilidade ficaram comprometidas.

Várias ruas da cidade estão com muitos buracos e as secretarias de Obras e Serviços Urbanos diz que está providenciando a sinalização desses locais. Os itinerários de ônibus estão funcionando com desvios e os horários estão sendo cumpridos na medida do possível, devido às dificuldades de acessos.


Nível do Rio Doce atingiu 2,54m na tarde desta segunda-feira (23), segundo a medição do SAAE. ?(Foto: Diego Souza)

Confira as recomendações divulgadas pela prefeitura na manhã desta segunda

– A ponte sobre o Córrego do Onça na Avenida JK (BR-381) continua interditada em ambos os lados. O acesso à BR-381 e ao bairro Santa Rita e vice-versa deve ser realizado pela passagem de nível inferior via Aeroporto/Distrito Industrial.

– Os acessos aos Bairros Novo horizonte, Penha, Figueira e adjacências também estão interditados. Diante disso, um desvio provisório está sendo realizado, com muita dificuldade, pelo Residencial Vitória, com transbordo de passageiros pelo transporte coletivo.

– As BRs 116, 381 e 259, no perímetro urbano de Governador Valadares, estão com impedimento parcial em vários pontos.

– Diversos pontos das avenidas Veneza, Lisboa, no bairro Grã-Duquesa e Moacyr Paleta, no bairro São Pedro, estão com interdição parcial ou total, com perigo iminente.

– A ponte no Bairro Nova Santa Rita continua interditada.

– A ponte próxima ao BNH do São Pedro, na Avenida Moacyr Paleta está interditada.

– Os danos na Avenida Tancredo Neves aumentaram e a interdição vai do Bairro Santa Helena ao São Pedro.

– O Mergulhão, da Avenida Minas Gerais, está liberado provisoriamente.

– A Ponte do dos bairros Jardim do Trevo e Santa Paula está interditada, com queda na cabeceira.

– A Avenida Sete de setembro, entre ruas Olegário Maciel e Ribeiro Junqueira, continua interditada em ambos os lados com desvios pela Rua Afonso Pena e adjacências.

– Parte da ponte da Rua Israel Pinheiro, sentido centro/bairro, (próximo ao Coelho Diniz do bairro São Pedro), está interditada devido ao desmoronamento de sua cabeceira. Portanto, apenas um lado da pista está liberado.

Fonte: G1

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui