Duplicação da BR-381 vai começar em abril do próximo ano

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Promessa é do Dnit-MG
Órgão informou que variante Santa Bárbara ainda está nos planos

Uma das principais reivindicações da população de Minas, a duplicação da BR–381 entre Belo Horizonte e Governador Valadares, no Vale do Rio Doce, vai começar a sair do papel a partir de abril do próximo ano. Essa é a promessa do superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes em Minas Gerais (Dnit-MG), Álvaro Campos, que participou ontem do lançamento da campanha Rodovida. Se o prazo for cumprido, o primeiro trecho duplicado vai ficar pronto em julho de 2016.

“Conseguimos as licenças ambientais para os sete lotes já licitados. Agora, as empresas terão três meses para acertar os detalhes do projeto de execução e até abril, com certeza, teremos obras na rodovia”, afirmou Campos. Ele informou que também até abril serão lançados os editais de licitação dos quatro trechos que não tiveram vencedores na primeira concorrência.

O trecho que deve demorar mais a ficar pronto será justamente o mais próximo de Belo Horizonte e onde está um dos nove pontos críticos das rodovias em Minas, segundo o Ministério da Justiça. Os lotes 8a e 8b, que vão de Nova União, na região Central, ao Anel Rodoviário, na entrada da capital, fracassaram na primeira licitação e têm o prazo mais longo de execução, de três anos e três meses. Como o início das intervenções está previsto para o segundo semestre de 2014, o trecho só terá a duplicação concluída nos meses finais de 2017.

O ponto crítico desse trecho fica entre o KM 450 e o KM 460, de Sabará, na região metropolitana, e Belo Horizonte. Nesse trajeto, houve 51 acidentes de janeiro a outubro deste ano, com seis mortes e outras 51 pessoas feridas gravemente.

Presidente da ONG SOS Rodovias, José Aparecido Ribeiro acredita que dessa vez a obra sai, mas afirma que a simples duplicação não resolve o problema. “Inclusive já tem algumas máquinas indo para lá. Claro que a duplicação ajuda, porque evita as colisões frontais. Mas é preciso reconstruir a rodovia, redesenhando a estrada e retirando curvas, que provocam tantos acidentes”, lamentou.

A opinião é referendada quando observados os dois pontos de estradas em Minas que mais matam, entre Betim e Contagem, na região metropolitana, onde 39 pessoas morreram de janeiro a outubro deste ano. Ambos estão na BR–381, mas fazem parte da rodovia Fernão Dias, duplicada sem alteração de traçado.

Variante. Solução apresentada pelo Dnit-MG para reduzir o número de curvas na BR–381, a Variante Santa Bárbara – novo trajeto entre São Gonçalo do Rio Abaixo e Nova Era, com 38 km de extensão, viadutos e túneis – serviria como caminho alternativo, mas ficou de fora da primeira rodada de licitação.

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