Secretaria de Saúde confirma seis casos de coronavírus em Minas Gerais

0

A Secretaria de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) informou hoje (16/03/2020) que subiu de 4 para 6 o número de casos confirmados do novo coronavírus (Covid-19) no Estado.

De acordo com o informe epidemiológico divulgado pela pasta, até o momento foram notificados 511 casos de infecção humana pelo Covid-19. Destes, 85 foram descartados, 420 estão em investigação como suspeitos e seis foram confirmados.

Descrição dos casos

Foram confirmados casos de Covid-19 nos municípios de:

  • Ipatinga (1 caso – mulher de 38 anos, com histórico de viagem para Israel);
  • Divinópolis (1 caso – mulher de 47 anos e histórico de viagem para a Itália);
  • Juiz de Fora (2 casos – um homem de 65 anos, com histórico de viagem para os Estados Unidos, e um homem de 30 anos, em que está sendo investigado se há histórico de viagem para o exterior);
  • Belo Horizonte (1 caso – uma mulher de 34 anos, em que está sendo investigado se há histórico de viagem para o exterior);
  • Patrocínio (1 caso – mulher de 37 anos com histórico de viagem para a Itália).

Informe epidemiológico da SES-MG – 16/03/2020

Fazer download do arquivo em PDF (clique aqui).

Coronel Fabriciano

O caso de coronavírus confirmado pela Prefeitura de Coronel Fabriciano não foi listado no informe epidemiológico divulgado pela SES-MG na tarde desta segunda-feira (16/03). Sendo assim, o Estado de Minas Gerais tem pelo menos sete pessoas infectadas.

Leia a nota da Prefeitura de Fabriciano:

NOTA DE ESCLARECIMENTO SOBRE O CORONAVÍRUS

A prefeitura de Coronel Fabriciano, por meio da Vigilância Epidemiológica, informa que o município registrou o primeiro caso positivo de Coronavírus – Covid-19. Trata-se de uma paciente jovem de 32 anos, residente na Europa e veio para a casa da família em Fabriciano.

Após ser comunicada sobre o caso, a equipe da Secretaria de Governança da Saúde, formada por um médico, uma enfermeira da Atenção Básica e uma enfermeira da Vigilância Epidemiológica, esteve na residência da paciente e comunicou o resultado oficial do laboratório. Durante a visita, a paciente e os familiares receberam todas as informações sobre os cuidados necessários. 


Segundo a Vigilância Epidemiológica, a paciente começou a sentir os sintomas da doença no dia 11 de março e foi atendida no dia 13 no Hospital Márcio Cunha em Ipatinga. Após o atendimento ela teria sido encaminhada para casa, e ficou de quarentena. Informamos que no momento a paciente está estável e em isolamento domiciliar.

Os profissionais de Saúde do Município foram capacitados pela médica infectologista Carmelinda Lobato, e estão preparados para por em prática o protocolo de emergência.

Como forma preventiva o Hospital Dr. José Maria Morais, suspendeu as visitas aos pacientes e está realizando todos os procedimentos de higiene necessários. O município também já suspendeu a visita ao Lar dos Idosos.

Por precaução, orientamos que a população adote as medidas básicas de higiene como: lavar as mãos com água e sabão ou álcool gel, além de medidas preventivas para higiene nasal, evitar tocar olhos, nariz e boca sem que as mãos estejam limpas.

Coronavírus no Brasil

No Brasil, conforme a última atualização do Ministério da Saúde, foram notificados 3922 casos de infecção humana pelo Covid-19. Destes, 1624 foram descartados, 2064 estão em investigação como suspeitos e 234 foram confirmados.

Quer saber as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão? Siga-nos no Facebook @aconteceunovale, Twitter @noticiadosvales e Instagram @aconteceunovale.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui