Vários municípios de Minas Gerais podem ser atingidos por “tempestade severa”

0

Tempo instável em boa parte de Minas Gerais nesta segunda-feira (9/3/2020). De acordo com o boletim de previsão divulgado pelo Instituto Mineiro de Gestão das Águas (IGAM) e pelo Sistema de Meteorologia e Recursos Hídricos de Minas Gerais (SIMGE), existe possibilidade de tempestades, granizo e vendaval em vários municípios mineiros, entre eles Unaí, Paracatu, Conceição do Mato Dentro, Pirapora, Januária, Montes Claros, Curvelo, Três Marias, Sete Lagoas, Diamantina, Belo Horizonte e Itabira.

PREVISÃO DO SIMGE

Segunda, 09 de Março

Tempo instável em boa parte do estado mineiro, com previsão de tempestades severas ocorrendo entre o centro/noroeste a Serra da Mantiqueira, no Sul de Minas. As tempestades nessa faixa de Minas poderão vir acompanhadas de granizo e algum vendaval, principalmente, no setor sudeste, devido a atuação de um cavado de onda curta nos médios níveis da atmosfera. Entre o extremo Norte e extremo leste, céu com muitas nuvens e pancadas de chuva ao longo do período. Oeste do Triângulo, Sul de Minas, Central, Oeste e Campo das Vertentes, possibilidade de tempestades isoladas no período da tarde. Tempo estável, com predomínio de Sol no oeste do Triângulo Mineiro e variação da nebulosidade no oeste do Sul de Minas. Belo Horizonte e RMBH, previsão de tempo instável com tempestades isoladas, que poderão vir acompanhadas de granizo, à tarde/noite.  Máximas de 29°C. 

Previsão de Tempo Severo – válido até às 10 horas de 10/03

Abaixo, segue o mapa de Níveis de Severidade. O mapa abaixo indica as probabilidades e onde haverá maior potencial para ocorrência de tempestades severas no decorrer do dia de hoje. As tempestades Severas, por definição, são temporais com capacidade de provocar granizo, vendavais, tornados, raios e chuva torrencial. Os níveis de Severidade são quatro: sendo o nível 1, o mais fraco, e o nível 4 o mais severo.

Foi identificada possibilidade de Tempo Severo para o período de vigência desse boletim de previsão, as microrregiões que poderão ser atingidas, são:

– Unaí
– Paracatu
– Conceição do Mato Dentro
– Pirapora
– Januária
– Montes Claros
– Bocaiúva
– Curvelo
– Três Marias
– Sete Lagoas
– Diamantina
– Belo Horizonte e RMBH
– Itaguara
– Itabira
– Ouro Preto
– Conselheiro Lafaiete
– São João del Rei
– Barbacena
– Ubá
– Juiz de Foras
– Andrelândia

Lavras
– São Lourenço
– Itajubá
– Pouso Alegre
– Varginha
– Viçosa




OBS: Definição de Tempo severo: é definido com uma Tempestades produz granizo, vendaval, tornado em solo.

OBS1: As probabilidades no mapa são interpretadas da seguinte forma. É a probabilidade que uma pessoa, em um determinado ponto, tem para observar um evento de Tempo Severo (granizo, vendaval, tornado e chuva intensa) em um raio de 40 km de distância dela.

Previsão de Chuva – válido até às 10 horas de 10/03

Os acumulados significativos de precipitação estarão concentrados no centro/norte/leste/sudeste do estado. As microrregiões de Januária, Unaí, Pirapora, Paracatu, Bocaiúva, Montes Claros, Grão Mogol, Capelinha, Janaúba, Salinas, Araçuaí, Pedra Azul, Almenara, Nanuque, Teófilo Otoni, Três Marias, Curvelo, Diamantina, Sete Lagoas, Conceição do Mato Dentro, Guanhães, Peçanha, Governador Valadares, Mantena, Belo Horizonte e RMBH, Itaguara, Itabira, Ouro Preto, Conselheiro Lafaiete, São João del Rei, Barbacena, Ubá, Juiz de Fora, Andrelândia, Lavras, São Lourenço, Itajubá, Pouso Alegre, Varginha, Viçosa, Muriaé, Ponte Nova, Manhuaçu, Caratinga, Ipatinga e Aimorés, com acumulados previstos entre  20 e 40 mm em 24 horas, podendo alcançar valores de 70 mm em algumas localidades.



OBS: O mapa de chuva somente é elaborado, quando ocorrerá acumulados de chuva significativos, ou seja, acumulados de chuva que poderão causar danos em determinada região. Danos como: Enxurradas, deslizamentos de encostas, enchentes, alagamentos e subida de rios e córregos.

Quer saber as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão? Siga-nos no Facebook @aconteceunovale, Twitter @noticiadosvales e Instagram @aconteceunovale.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.