Capelinha tem novo Delegado Regional

0

A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) celebrou, nesta quinta-feira (20/02/2020), a transmissão de cargo da chefia da Delegacia Regional em Capelinha, no Vale do Jequitinhonha. O Delegado Felipe Pontual Meira assinou, na ocasião, o termo de posse juntamente com o Delegado Assistente da Chefia da PCMG, Delegado Ailton Aparecido de Lacerda, que representou na solenidade o Chefe da Polícia Civil, Delegado Wagner Pinto de Souza.

Felipe Pontual assume o cargo em substituição ao Delegado Thiago Rocha Ferreira, que também esteve presente no evento e destacou os avanços que a PCMG conquistou durante sua gestão.

Dentre os pontos abordados, Ferreira assinalou as atividades da Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran), que passou a ter uma comissão examinadora de trânsito totalmente composta por policiais civis de Capelinha, garantindo assim agilidade no serviço de habilitação para os cidadãos. O serviço de identificação civil também foi otimizado com a ativação dos postos de identificação de Berilo e Carbonita, dispensando o deslocamento da população para outros municípios em busca da carteira de identidade.

Sob a gestão de Ferreira, a PCMG também conseguiu, por meio de convênio com o Conselho Comunitário de Segurança Pública (Consep), investimento na ordem de R$ 118 mil para reforma e ampliação da Delegacia de Polícia Civil em Capelinha. “Essas e outras muitas conquistas foram possíveis graças ao trabalho sério, comprometido e leal aos valores e princípios éticos dos servidores de todas as carreiras que trabalharam comigo durante a minha gestão”, agradeceu o Delegado.

Novo Delegado Regional

À frente da Delegacia Regional, Felipe Pontual irá coordenar as atividades das seis delegacias subordinas à unidade: Água Boa, Capelinha, Delegacia de Plantão de Capelinha, Itamarandiba, Minas Novas e Turmalina. As unidades abrangem o atendimento de 15 municípios, num total de aproximadamente 220 mil habitantes.

Durante seu discurso, Felipe Pontual agradeceu a contribuição do Delegado Thiago Ferreira pelo trabalho exemplar na gestão da Regional de Capelinha e se comprometeu a dar continuidade às melhorias na segurança pública da região. “Tive oportunidade de conhecer e equipe em Capelinha e sei que o recurso humano que temos é muito rico. Pretendo contribuir ainda mais para a excelência de nossa atuação na Regional de Capelinha”, assinalou.

O Chefe do 14º Departamento de Polícia Civil em Capelinha, Delegado-Geral André Pelli, desejou ao novo Delegado Regional um ótimo período de gestão, destacando a importância do comprometimento com os anseios da população. “Nossos chefes, na verdade, são os cidadãos. Por isso, desejo que faça um trabalho zeloso com a coisa pública e saiba que o resultado do seu trabalho será reconhecido e, principalmente, sentido pela população. A sensação de segurança cresce na medida que a Polícia Civil investiga e tira de circulação os indivíduos que trazem degradação social”, disse.

O Delegado Assistente da Chefia da Polícia Civil, Ailton Aparecido de Lacerda, endossou as recomendações do Chefe de Departamento e ressaltou o grande desafio que Felipe Pontual tem pela frente. “Sabemos do grande desafio e responsabilidade que o senhor tem pela frente. Mas a Chefia e o Conselho Superior de Polícia Civil reconhecem sua capacidade e comprometimento para desenvolver um trabalho de excelência no novo cargo”, declarou.

Estiveram presentes também na solenidade o Chefe do 15º Departamento de Polícia Civil em Teófilo Otoni, Delegado-Geral Rômulo Quintino da Silva; o Presidente da Câmara Municipal de Capelinha, Wilson Carlos de Abreu; a Juíza de Direito Naiara Leão Rodrigues Saldanha; o Diretor do Presídio de Turmalina, José Carlos de Jesus Vieira; o Comandante da 23ª Companhia da Polícia Militar de Minas Gerais, Tenente Coronel Gilberto de Jesus Costa; o Promotor de Justiça Daniel Lessa Costa e o Promotor de Justiça Cristiano Moreira Silva.

Currículo

O Delegado Felipe Pontual Meira Rosa é graduado em Direito pelo Centro Universitário Metodista Bennett. É pós-graduado em Direito e Administração Pública pela Universidade Gama Filho, no Rio de Janeiro.

Começou sua carreira na Polícia Civil de Minas Gerais em 2007, quando foi lotado no município de Turmalina. Nos anos seguintes, assumiu a titularidade das delegacias das cidades de Minas Novas e Itamarandiba, sendo também membro da Banca de Investigação Social da Academia de Polícia Civil de Minas Gerais. E em 2019, foi nomeado titular da Delegacia Regional em Capelinha.

Entre as formações operacionais complementares do Delegado destacam-se cursos de Combate em Ambientes Confinados, Progressão em Área de Risco, Manutenção e Manuseio de Armamento Imbel, Operador de Pistola, Operador Tático de Fuzil e Pistola, Confronto Armado em Ambiente Urbano, Baixa Luminosidade e Fuzil Policial.

Entre os cursos teóricos do titular desta delegacia estão: Curso de Atualização do Novo Código Civil, Cursos de Investigação Criminal, Preparação para Chefia Policial, Identificação de Arma de Fogo, Implantação do Protocolo de Humanização do Atendimento às Vítimas de Violência Sexual, Gerenciamento de Crises e Treinamento Básico de Sistema de Comando em Operações.

Como honrarias, recebeu o Troféu “O Tira”, de 2012 pela Polícia Civil; a Comenda Professor Firmo de Paula Freire, em Turmalina; Colaborador da Polícia Militar, no Vale do Jequitinhonha; e o Título de Cidadão Honorário de Turmalina.

Antes de ingressar na Polícia Civil de Minas Gerais, o Delegado já atuou na Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro e no Ministério da Ciência e Tecnologia.

Quer saber as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão? Siga-nos no Facebook @aconteceunovale, Twitter @noticiadosvales e Instagram @aconteceunovale.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui