Barragem transborda no município de Monjolos

0

Uma barragem transbordou na zona rural de Monjolos, na região Central de Minas, na manhã deste sábado (25/01/2020). Segundo informações da Defesa Civil do município, o nível do Rio Pardo Pequeno aumentou consideravelmente e inundou casas ribeirinhas. Não houve feridos.

Por questão de segurança, 12 famílias ribeirinhas foram levadas para uma escola municipal da cidade. Segundo a Prefeitura, o nível do rio continua aumentando e pode atingir a região central da cidade.

A Defesa Civil informou que a barragem é usada para geração de energia elétrica e foi construída pela empresa Omega Energia.

O prefeito de Monjolos, Geraldo Maia (SD), informou que empresa está contribuindo no auxílio aos atingidos. 

PCH Serra das Agulhas

Localizada entre os municípios de Diamantina e Monjolos, a hidrelétrica de Serra das Agulhas entrou em operação em abril de 2017, com uma capacidade instalada de 30 MW. De acordo com o processo de licenciamento, o reservatório da usina tem uma capacidade para armazenar 396.106 metros cúbicos e o espelho d’água ocupa uma área de 65 hectares. 

De acordo com o prefeito, uma ponte foi danificada na estrada entre Monjolos e Diamantina, interrompendo a passagem de veículos. Com isso, para irem a Diamantina, os moradores de Monjolos precisam fazer um desvio até a Curvelo, que aumenta a distância em 135 quilômetros. 

Nota da Omega Energia

“Nos últimos dias o estado de Minas Gerais tem sofrido com chuvas de alta intensidade e longa duração levando a volumes acumulados que representam as máximas históricas medidas. Uma das razões para tal intensidade é a tempestade subtropical Kurumi. Desde que nossos meteorologistas identificaram tal fenômeno e riscos associados, colocamos nossas operações de PCHs em Minas Gerais em alerta máximo mobilizando equipes e as autoridades competentes para atuarem em caso de aumento significativo de vazões, conforme previsto no Plano de Ação Emergencial (PAE) das plantas. Por conta do chuva recorde da madrugada deste sábado (25), ocorreu um transbordamento do reservatório da PCH Serra das Agulhas, levando a aumento de vazão do Rio Pardo Pequeno. Diante do cenário, a Omega seguiu executando as atividades do PAE em conjunto com as autoridades, com o objetivo de garantir seu cumprimento e manter os níveis de segurança nele previstos.”

Vídeo

Quer saber as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão? Siga-nos no Facebook @aconteceunovale, Twitter @noticiadosvales e Instagram @aconteceunovale.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui