Chuva provoca inundações e deslizamentos em Caratinga

0

Uma forte chuva inundou ruas e causou estragos em Caratinga, no Vale do Rio Doce, na madrugada deste sábado (25/01/2020). A Defesa Civil registrou ocorrências de desabamentos e deslizamentos de encostas.

Segundo a Defesa Civil, três famílias que estavam em áreas de risco foram levadas para um abrigo da Prefeitura. O órgão informou que está fazendo um levantamento das ocorrências e o município pretende decretar estado de emergência.

Moradores que desejarem sair das casas por medida de segurança podem buscar abrigo nos seguintes locais:

  • Poliesportivo (Bairro Limoeiro)
  • Escola Engenheiro Caldas ou Míriam Mangelli (Bairro Santa Zita)
  • Funcime – Bairro Santa Cruz

Os caratinguenses podem buscar informações pelos telefones 199 ou pelo WhatsApp (33) 9 9831-6611.

Nota da Defesa Civil de Caratinga

A Defesa Civil de Caratinga com o intuito de prevenir e preservar a vida, informa a população de Caratinga para que fique em alerta do dia.

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu um alerta vermelho de acumulado de chuvas. Os índices meteorológicos indicam uma previsão de 60mm/hora e mais de 100mm/dia com risco de alagamentos, transbordamentos de rios e deslizamentos de encostas.

Pedimos para que, no período das chuvas, a qualquer sinal de movimentação de solo, aumento de água ou trincas em paredes, abandone sua casa imediatamente e entre em contato com a defesa civil através do telefone 199.

Não se aventure em áreas inundadas, pois bueiros podem puxar pessoas para as galerias subterrâneas causando grande risco à vida.

Bairro Salatiel

Um barranco desmoronou e feriu uma mulher no bairro Salatiel, em Caratinga, na madrugada de sexta-feira (24). Segundo o Corpo de Bombeiros, o muro que deveria conter o barranco cedeu e os destroços atingiram também um veículo que estava próximo.

A mulher teve uma fratura na perna. Ela foi socorrida pelos bombeiros e encaminhada para o Hospital Nossa Senhora Auxiliadora. Não há informações sobre o estado de saúde dela.

Pacientes da UPA

A Prefeitura de Caratinga confirmou na noite de quinta-feira (23) a transferência de pacientes da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) para o Centro de Assistência à Saúde (CASU) e o Hospital Nossa Senhora Auxiliadora (HNSA).

Segundo o município, a medida emergencial foi tomada devido à UPA estar localizada em ponto com risco de alagamento se houver enchente.

Foram transferidos pacientes em situação de observação, mas não foi divulgado o número de pessoas afetadas.

A Prefeitura orienta que os atendimentos de urgência e emergência devem ser direcionados ao HNSA. Além disso, o município pede que, devido às transferências e a limitação de leitos nos dois hospitais, a população abra espaço neste momento somente para os atendimentos emergenciais.

Quer saber as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão? Siga-nos no Facebook @aconteceunovale, Twitter @noticiadosvales e Instagram @aconteceunovale.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui