SARDOÁ: Governador lamenta morte de família soterrada

0

Os corpos de uma criança e de outros três adultos já foram retirados. Pelo menos mais duas pessoas seguem desaparecidas. Bombeiros ainda trabalham no local da tragédia

[+] TRAGÉDIA EM SARDOÁ: Deslizamento atinge casa e deixa ao menos quatro mortos da mesma família

O governador Antonio Anastasia (PSDB) lamentou a morte de quatro pessoas de uma mesma família, soterrada na manhã desta terça-feira após um barranco deslizar em Sardoá, na Região do Rio Doce. As vítimas moravam no distrito de Córrego de Malacacheta, a quatro quilômetros da cidade. Quatro corpos foram encontrados e outros dois seguem desaparecidos. Militares do Corpo de Bombeiros de Governador Valadares, policiais militares e civis estão no local.

Em nota, Anastasia se comprometeu a dar assistência e investigar o que causou a tragédia. “Transmito, em nome de todos os mineiros, minhas condolências e meu mais profundo pesar pela morte dos cidadãos que foram vítimas do deslizamento de terra em Sardoá. Que seus familiares e amigos encontrem paz e consolo após este triste acontecimento. O Governo do Estado de Minas Gerais se compromete a realizar a devida apuração das circunstâncias do acidente e a prestar a assistência necessária às famílias envolvidas”, disse o governador.

De acordo o secretário de Administração de Sardoá, Marcos Vinícius dos Reis, o município é atingido pela chuva há três dias. O deslizamento de terra aconteceu logo no início desta terça-feira. “A situação lá está complicada. Enquanto os bombeiros retiram as pessoas soterradas, mais terra vai caindo da montanha e prejudica os trabalhos. A encosta está literalmente desabando”, explica o secretário. A casa, onde viviam pelo menos sete pessoas, foi totalmente coberta pela terra. “Dois óbitos já foram confirmados. Ainda tem quatro ou cinco pessoas para serem retirados. Esperamos que saiam todos com vida”, diz Reis.

O prefeito de Sardoá, Cléber Pereira da Silva (PP), segue para o distrito de Malacacheta para ajudar as vítimas. “Ele está levando mantimentos para as pessoa que estão sendo retiradas do entorno e também para os bombeiros que ainda trabalham no resgate”, conta o secretário. Conforme Reis, a cidade é atingida pela chuva há pelo menos três dias. “Está chovendo sem parar. Choveu a noite inteira. Os córregos estão todos lotados e a terra encharcada”, disse o prefeito.

O número de vítimas ainda está sendo contabilizado pelas autoridades. Segundo o Capitão Gilberto de Jesus Costa, da 25ª Companhia Independente da Polícia Militar de Guanhães, que atende a região da tragédia, pelo menos cinco crianças estão entre os desaparecidas. “ A princípio são nove vítimas, dentre elas cinco crianças. Bombeiros de Belo Horizonte que são especializados nesse tipo de socorro foram acionados para ajudar nas buscas. No início da tarde, os bombeiros de Governador Valadares interromperam as buscas por causa da periculosidade no local”, explica o militar.

De acordo com sub-tenente Aílton Alves da Silva, do Corpo de Bombeiros, 11 militares trabalham no local do soterramento e outros 15 bombeiros de Belo Horizonte seguem para a região. Uma equipe da Polícia Civil de Guanhães também vai auxiliar os trabalhos.

A cidade está precisando de doações de alimentos, roupas e maquinário, como escavadeiras, para fazer o socorro às vítimas. Os materiais podem ser entregues na sede do jornal Folha de Guanhães, na Rua Néria Coelho Guimarães, no Centro da cidade.

Via Estado de Minas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui