Minas Gerais é o Estado com maior número de redações nota 1.000 no Enem 2019

0

Minas Gerais é o Estado brasileiro com mais redações nota 1.000 na edição 2019 do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Dos 53 textos que atingiram a nota máxima, 13 são de candidatos que fizeram a prova em terras mineiras.

As notas do teste foram liberadas pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) nesta sexta-feira (17/01/2020). De acordo com o Ministério da Educação, depois de Minas Gerais, aparece no ranking os Estados do Rio de Janeiro e Ceará, com seis redações de nota 1.000 cada um.

A lista é seguida com São Paulo e Goiás, com quatro cada. No Rio Grande do Norte e no Rio Grande do Sul, três alunos alcançaram a façanha. Alagoas, Distrito Federal, Pará e Piauí tiveram dois candidatos cada na mesma situação.

Já no Espírito Santo, Bahia, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Paraíba e Pernambuco, um aluno de cada Estado conseguiu a nota máxima.

Um levantamento do Mec mostra que as mulheres foram maioria entre os textos mais bem conceituados. Das 53 redações prestigiadas, 32 são de candidatas femininas.

Nota zero

Redações com menos de sete linhas e que tenham copiado integralmente trechos dos textos de apoio e de itens dos cadernos de questões receberam nota zero. Segundo o Governo Federal, 143.736 candidatos estão nesta situação.

Tema

O tema da redação desta edição do Enem foi “Democratização do acesso ao cinema no Brasil”. A prova exige um texto dissertativo-argumentativo de no máximo 30 linhas, feito a partir de uma situação-problema apresentada. Ainda de acordo com o Mec, R$ 3,9 milhões de pessoas fizeram a prova do Enem em 2019.

Quer saber as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão? Siga-nos no Facebook @aconteceunovale, Twitter @noticiadosvales e Instagram @aconteceunovale.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui