Moradora do Norte de Minas tem 119 anos

1

Uma casinha simples no meio da natureza, na zona rural de Salinas, no extremo Norte de Minas Gerais. É lá que vive uma das mulheres mais velhas do mundo. Maria Pereira dos Santos tem 119 anos e nasceu às 9h do dia 20 de dezembro de 1900, na comunidade de Canela Dema, onde mora até os dias de hoje.

De acordo com a Certidão de Nascimento, a idosa é dois anos mais velha do que a japonesa Kane Tanaka, considerada a pessoa mais velha do mundo pelo Guinness World Records, o livro dos recordes. A família do Norte de Minas nunca reivindicou o posto.

Mãe de sete filhos, dona Maria sempre trabalhou duro na roça e, até os 116 anos, uma das coisas que ela mais gostava era de descascar milho, além de fazer sabão.

Há 3 anos, a rotina mudou após um Acidente Vascular Cerebral (AVC), que fez com que a centenária perdesse os movimentos. Mas, a fornalha redonda de adobe e o tacho que ela usava para fazer o sabão continuam no mesmo espaço na cozinha.

“Não usamos mais essa cozinha, mas mantemos do mesmo jeito porque é uma lembrança da minha avó, do que ela gostava de fazer. Hoje, ela vive na cadeira de rodas e passa a maior parte do dia deitada”, conta a neta Eliete Fernandes dos Santos Souza, que troca as fraldas, dá banho e coloca a comida na boca de dona Maria.

E por falar em comida, óleo não é usado na casa da família. O almoço e o jantar são preparados com gordura de porco, do jeitinho que ela sempre gostou. “Minha vó gosta de comida forte, na hora do café ela quer requeijão. No almoço, feijão mexido com farinha, carne e verdura”.

Dona Maria também sempre teve o prazer de receber visitas em casa e oferecer um agrado. “Ela gostava de dar as coisas, era um ovo, uma goma e, até hoje, quando chega visita, ela fica feliz e se a cabeça estiver boa, a primeira coisa que ela lembra é do cafezinho pra servir”, descreve a neta.

Por conta da idade avançada, ela alterna momentos de lucidez e tem dificuldade para se comunicar, segundo a família.

Filhos

Dos sete filhos, cinco moram na mesma comunidade, um morreu ainda criança, outro foi embora para Santos (SP) e a família não tem notícias dele há mais de 45 anos. A centenária tem sete netos, cinco bisnetos e dois tataranetos.

“Meu irmão foi embora aos 14 anos, retornou na região algumas vezes e depois não veio mais. Eu tenho vontade de reencontrá-lo porque nós éramos muito amigos”, comenta o filho Carlito Francisco dos Santos, de 73 anos.

Carlito conta que os pais se casaram na igreja em 1929 e se separaram 29 anos depois. Na época, ele tinha 10 anos, o caçula, 5, e os outros irmãos já eram crescidos.

“Meu pai foi embora para o interior de São Paulo e nunca mais ouvimos falar dele. Desde cedo eu trabalhava na roça com minha mãe e ajudava nas despesas de casa. Ela gostava muito de trabalhar. Quando eu completei 14 anos, assumi a roça e pedi que ela ficasse só cuidando dos afazeres domésticos”.

Aniversário de 119 anos

Bolo de aniversário, farofa de feijão verde, farofa de carne, salpicão e, é claro que não poderia faltar o prato mais tradicional da região: arroz com pequi. Foi com esse cardápio simples que a família comemorou os 119 anos de Maria Pereira dos Santos no dia 20 de dezembro. A festa reuniu filhos, netos e tataranetos na casa da centenária na comunidade rural. “Na hora dos parabéns, ela ficou muito emocionada e até chorou”, disse a neta Eliete.

O segredo para viver tanto, segundo os familiares, vem dá bondade de coração. “Minha mãe sempre dividiu as coisas, ajudou as pessoas e praticou a caridade. Ela está viva até hoje porque quem pratica a caridade recebe a recompensa”.

“Nunca conheci ninguém que chegou à idade dela. Minha vó sempre foi muito boa e gostava de ajudar as pessoas, de doar. Minha maior felicidade é poder cuidar dela e faço isso com muito amor”.

Como quebrar um recorde

Para quebrar um recorde, é preciso se inscrever no site do Guinness e preencher um formulário. A família de dona Maria ainda não fez esse procedimento.

Depois da inscrição, uma equipe especializada em Gestão de Recordes verifica as informações e, se confirmadas, é enviado um certificado oficial do Guinness com o status de recordista.

Quer saber as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão? Siga-nos no Facebook @aconteceunovale, Twitter @noticiadosvales e Instagram @aconteceunovale.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui