Estudo inédito avalia doença que causa prejuízo na avicultura brasileira

0

A anemia das galinhas, causada pelo Chicken Anemia Virus (CAV), é um problema sério para a avicultura industrial, capaz de afetar a saúde e a produtividade dos frangos. Para auxiliar no entendimento da propagação da doença no estado, pesquisadores da Escola Veterinária da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) realizaram estudo que busca caracterizar esse vírus. A investigação teve apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig). 

De acordo com o professor de Medicina Veterinária da UFMG e coordenador da pesquisa, Nelson Rodrigo Martins, o vírus abaixa a imunidade das galinhas contaminadas. Nos casos mais leves, isso pode acarretar problemas intestinais, impedindo a produção e o crescimento dos frangos. Em situações extremas, pode levar à mortalidade das aves por anemia e hemorragia. 

Segundo Martins, o CAV é muito comum na avicultura comercial. Ele destaca que um dos métodos para evitar a contaminação é vacinar as aves e criá-las em ambiente restrito, com alto controle. “A partir dessas estratégias, é possível reduzir a transmissão do vírus para as novas gerações e permitir a passagem de anticorpos das mães para os pintinhos”, diz. 

A pesquisa, que também contou com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), buscou ampliar o conhecimento sobre a doença por meio de estudos moleculares do vírus. O coordenador explica que, por muitos anos, diversos episódios de falhas vacinais descritos na avicultura mundial foram associados à infecção causada por CAV. 

Os estudos de ocorrência e caracterização do vírus da anemia nas galinhas são inéditos na avicultura familiar brasileira. A pesquisa incluiu avaliações de tecidos e de fluidos de aves com presença do CAV. As análises utilizaram a genética de diferentes famílias de frangos para comparar a espécies de outros países. 

O grupo da UFMG também realiza estudos sobre outros agentes infecciosos que atacam as aves, como aviadenovirus, reovirus e rotavirus, todos inéditos na avicultura brasileira. Além disso, ele também investiga a presença de contaminantes nas vacinas avícolas. “O conhecimento tem provocado uma mudança nas metodologias de controle de qualidade”, afirma Nelson Martins.

A doença 

A anemia das galinhas (Chicken Anemia Virus – CAV) é uma doença que pode ser transmitida entre gerações durante a reprodução. A infecção grave por CAV leva as aves à morte e não tem cura. A perda de saúde dos frangos contaminados pode resultar em prejuízos econômicos na avicultura, devido à queda de produtividade.

VER PRIMEIRO: Receba as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão. Clique em curtir no endereço www.facebook.com/aconteceunovale.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui