Barragem de água no Alto Jequitinhonha apresenta risco de rompimento, diz Defesa Civil

0

A Defesa Civil de Minas Gerais acompanha a situação de uma barragem de água destinada à irrigação, com característica de represa, localizada no município de Datas, no Alto Vale do Jequitinhonha. Segundo o boletim do órgão divulgado nesta quarta-feira (11/12/2019), a barragem apresentou risco de rompimento, podendo este risco ser agravado por causa de chuvas.

Em vistoria realizada na estrutura, o Corpo de Bombeiros detectou diversas rachaduras no barramento de terra. Em outro ponto da represa, onde há um escoamento por manilha, foi verificado que houve um carreamento de parte do barramento ao redor da saída deste escoamento. Uma equipe da Defesa Civil Estadual se deslocou até o município para assessorar tecnicamente às autoridades locais.

Segundo o tenente-coronel Flávio Godinho, uma vistoria da Defesa Civil é feita na região, na manhã desta quarta, junto ao Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), para confirmar a segurança da estrutura.

“Devido as chuvas, a barragem teria elevado muito a água e corria risco de romper. Na noite passada, o engenheiro da prefeitura atestou que o próprio fazendeiro teria colocado máquinas para retirar água, e teria baixado de 1,5m para 0,5m de água. Isso teria normalizado a barragem. Se o barramento não estiver seguro, nós iremos adotar a evacuação de três famílias que estão abaixo dessa barragem”, afirmou Godinho.

Godinho disse que as famílias já foram avisadas, na noite de terça-feira (10), sobre a possibilidade de saída. A resposta das autoridades deve sair até o fim da manhã ou início da tarde desta quarta.

“O próprio proprietário elevou o barramento para represar água usada para irrigação. Na região, planta-se muita batata e morango. O município de Datas fica perto de Milho Verde e Serro”.

Ainda segundo o tenente-coronel, a barragem tem aproximadamente 200 mil metros de água. Ele frisou que é uma quantidade considerável de água, apesar não de ter dano potencial alto.

“É uma represa de água. O dono, um fazendeiro, represou umas terras e nesse sentido fez uma represa de água pra uso em agricultura. Lá temos produção de batata, de morango e milho também. Com as chuvas elevou muito o nível das água. Estivemos lá ontem com o engenheiro da prefeitura e os técnicos do Igam e foram feitos todos os apontamentos”.

Godinho disse ainda que, nesta manhã, houve outra fiscalização e verificou-se que conseguiu cerca de um metro de água havia sido drenado e que a situação está controlada e não há risco de rompimento da barragem.

VER PRIMEIRO: Receba as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão. Clique em curtir no endereço www.facebook.com/aconteceunovale.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui