Projeto pode beneficiar festa de Turmalina

0

“Temos a intenção de apresentar um projeto de lei para tornar a Festa do Divino Espírito Santo de Turmalina um patrimônio cultural do Estado”. A proposta foi apresentada pelo deputado Marquinho Lemos (PT), autor do requerimento para a realização de audiência da Comissão de Cultura da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, realizada nesta quarta-feira (6/11/19). O objetivo da reunião foi debater a importância da festa de Turmalina (Vale do Jequitinhonha) para a cultura popular do Estado.

De acordo com o parlamentar, o evento sempre esteve no calendário dos moradores do Alto Jequitinhonha e é uma festa esperada o ano todo pelos moradores do entorno. “Esse reconhecimento poderá fazer com que a festa seja objeto de proteção específica, registro ou outros procedimentos administrativos pertinentes. Esse evento está entre as manifestações religiosas mais importantes do Estado e merece o reconhecimento como um relevante evento cultural mineiro”, explicou.

Além da programação religiosa acontecem também shows e distribuição de almoço, churrasco e doce para a população. O prefeito da cidade, Carlinhos Barbosa Xavier, explicou que o evento vai além de barraquinhas e comes e bebes, sendo dividido em três dias de festa no mês de julho, o que inclui o Dia do Turmalinense Ausente, que traz inúmeros desses cidadãos vindos de várias partes para rever parentes e amigos.

Também acontece a Caminhada da Paz pela Paz, onde os moradores se reúnem em frente ao estádio e andam pelas ruas de Turmalina até a matriz.

Ao final da reunião, o prefeito de Turmalina, Carlinhos Barbosa Xavier, e o presidente da Câmara Municipal da cidade, vereador José Geraldo Rocha, receberam placas de homenagem, ressaltando a importância da Festa do Divino Espírito Santo de Turmalina para a cultura mineira.

VER PRIMEIRO: Receba as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão. Clique em curtir no endereço www.facebook.com/aconteceunovale.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui