Desenvolvimento econômico será tema da 5ª Conferência Metropolitana do Vale do Aço

0

Com programação dividida em painéis e palestra, a 5ª Conferência do Vale do Aço terá amplo espaço para discussão do desenvolvimento local, em especial no aspecto econômico. O evento, realizado pela Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana do Vale do Aço, acontece de 20 a 22 de novembro, na Unileste-MG, em Coronel Fabriciano, e será aberto ao público mediante inscrição gratuita prévia.

Os painéis de discussão estarão concentrados nos dias 21 e 22. Com o tema geral “Ressignificando o Vale do Aço”, os objetivos dos debates são: refletir sobre as potencialidades regionais como alternativas para o desenvolvimento; elucidar pontos do progresso econômico pertinentes ao Poder Público, à sociedade civil e aos cidadãos; e inspirar novas ações na região.

O diretor-geral da Agência de Desenvolvimento, João Luiz Teixeira Andrade, destaca que os debates serão de interesse geral. “Teremos discussões muito ricas com presença de autoridades do Estado de Minas Gerais, federais e de diversos municípios. Os temas a serem abordados envolvem questões da Economia, Direito, Administração, Arquitetura e Urbanismo, entre outras áreas de conhecimento e segmentos da sociedade. Por isso, convidamos a população a participar dos painéis”, pontua.

Temas

O Painel I, no dia 21, abordará o tema “Políticas ativas de atração de investimentos”. O objetivo é debater de que modo o Governo de Minas Gerais tem promovido o estado como atrativo para a instalação de novos negócios e expansão dos empreendimentos já estabelecidos em território mineiro. 

Além disso, serão apresentados dois casos de municípios mineiros que obtiveram êxito na atração de cadeias produtivas diversas. Participam do painel o diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig), Dante de Matos; o diretor da Agência de Promoção de Investimento e Comércio Exterior de Minas Gerais (Indi), Ronaldo Alexandre Barquette; o secretário de Planejamento, Infraestrutura e Meio Ambiente de Pouso Alegre, Rinaldo Lima Oliveira; e secretário de Desenvolvimento Econômico de Montes Claros, Edilson Carlos Torquato.

No mesmo dia, o Painel II tratará sobre o “Turismo como oportunidade de desenvolvimento”. O foco da discussão será o uso sustentável das unidades de conservação como atrativo turístico. O debate pontuará as concessões das unidades para serviços inseridos na cadeia produtiva do turismo, em especial o Programa de Concessão de Parques Estaduais (Parc), realizado pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF). O painel terá como componentes o assessor de programas e projetos especiais do IEF, Flávio Faria Antunes; o chefe do Parque Nacional do Itatiaia, Gustavo Tomzhinski; e o secretário de Turismo, Indústria e Comércio de Bonito, no Mato Grosso do Sul, Augusto Barbosa Mariano.

Já no dia 22 de novembro, o Painel III terá como tema “Empreendedorismo no Vale do Aço”. O intuito é apresentar casos de sucesso na região, discutir os desafios de empreender e inspirar novos empreendedores com as experiências bem-sucedidas no campo da inovação tecnológica, indústria alimentícia e franquia como modelo de negócio. O painel será composto pelo fundador da startup Influenzer, Aléssio Miranda; pelo sócio fundador da Cervejaria Brüder, Rildo Wagner, e pelo fundador da Tribbu Fit Food, Aluyzio Vanbascer.

Serviço

5ª Conferência Metropolitana do Vale do Aço

Data: 20 a 22 de novembro de 2019

Local: Unileste-MG – Coronel Fabriciano

Informações, inscrições e programação completa estão no site www.conferenciarmva.wordpress.com.

VER PRIMEIRO: Receba as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão. Clique em curtir no endereço www.facebook.com/aconteceunovale.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui