Pedro Morais repaginado

0

Que o acordo que fundiu as empresas Oi e Portugal Telecom, há cerca de dois meses, gerasse implicações para os serviços de telefonia, TV e internet no Brasil era de se esperar. Porém, um alvo menos óbvio acabou sendo atingido nessa manobra: a carreira do músico Pedro Morais. Com a fusão, o mineiro do Alto Jequitinhonha perdeu o contrato com o selo Oi Música, que conquistou como prêmio do concurso Festival Música Pra Todo Mundo (MPTM) e viabilizou a produção de “Vertigem”, álbum que apresenta no próximo sábado (21), no Granfinos.

“Se está ruim?”, ele mesmo pergunta, para explicar a situação. “De forma alguma, está ótimo. Mesmo tendo perdido vantagens como a de uma assessoria de imprensa estruturada e a participação em determinados festivais, agora o disco é 100% meu, o que é até uma boa oportunidade para eu poder organizar melhor a forma como vou trabalhá-lo”, diz.

Essa última afirmação não é gratuita. Pedro participou, há poucos dias, da “Semana Internacional da Música de São Paulo”, evento nos moldes do “South By Southwest”, dos EUA, e “The Great Escape”, do Reino Unido. A programação se propõe a trazer – além de uma série de shows – discussões acerca de tudo o que envolve ter a música como profissão. “Me apresentei e também me envolvi em alguns debates, o que foi muito importante porque tem a ver com a questão econômica em torno dos processos da música, e falta de grana nesse meio independente é a grande dificuldade das pessoas. Aliás, lá cheguei à conclusão de que o termo mais apropriado não é ‘independente’, mas ‘autônomo’, porque a questão tem mais a ver com ações como encontrar parcerias ou não depender de patrocínio. Chamar de independente dá a impressão de que existe um isolamento”, explica.


Pedro Morais prepara clipe para ser lançado em 2014

Novo capítulo

O trabalho que o cantor e compositor traz de volta a BH – o terceiro de sua carreira – foi lançado há pouco mais de um mês e virou definitivamente a página “MPB, voz e violão” em sua carreira. A apresentação traz todas as músicas novas, além de duas releituras de trabalhos anteriores, que vão ficar com mais “cara de ‘Vertigem’”. “Está tudo muito diferente, a começar pelas composições, que estão mais simples. Além dos timbres, que estão recheados de guitarras e teclados, o que foi fundamental para dar um calor ao disco, junto com o fato de que todos os instrumentos foram gravados simultaneamente”, afirma. O show também vai ter um convidado especial, mas ele prefere não revelar e manter a surpresa.

Em 2014, a agenda de divulgação de “Vertigem” se intensifica. Pedro está gravando um videoclipe para ser lançado no início do ano e prevê outro ainda no primeiro semestre. Sua meta é formar público fora de Minas Gerais. “Aqui, já existe um público fiel, agora preciso conhecer – e ser reconhecido – pelos públicos de outros lugares”, diz.

Pedro Morais
No show “Vertigem”

Granfinos (av. Brasil, 326, Santa Efigênia, 3241-1482). Dia 21 (sábado), às 22h. R$ 30 (inteira, 1º lote).

Via O Tempo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui