Escolha de reitor da UFVJM é motivo de debate em Diamantina

0

A escolha, pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL), do nome de Janir Alves Soares para a reitoria da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) será tema de audiência pública da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). A reunião, marcada para a próxima quinta-feira (5/9/19), às 14 horas, será no campus de Diamantina da Universidade (Auditório da Reitoria Rodovia MGT 367 – Km 583, nº 5.000, Alto da Jacuba).

O escolhido pelo presidente foi o último da lista tríplice formada pelos nomes mais votados pela comunidade acadêmica. A eleição se dá com a participação de professores, cujos votos têm peso de 70% na contagem, além de técnicos administrativos e alunos, com votos de peso 15% para cada categoria.

Janir Soares, que já assumiu o cargo, contou com apenas 8% dos votos, enquanto o primeiro nome, do então reitor Gilciano Saraiva Nogueira, obteve quase 50% dos votos, pouco à frente do atual reitor.

Embora não exista nenhuma vedação legal para que o presidente escolha o terceiro da lista, nas décadas anteriores era praxe nomear o primeiro do grupo em respeito à escolha da comunidade acadêmica.

Jair Bolsonaro, entretanto, tem revertido essa lógica. A Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri não foi a primeira a enfrentar essa escolha presidencial. Pelo menos mais seis instituições federais tiveram suas nomeações realizadas da mesma maneira. Em Minas Gerais, a Universidade Federal do Triângulo Mineiro foi a primeira e, agora, a UFVJM.

Em nota, entidades ligadas à UVJM, como a Associação dos Docentes da UFVJM, o Diretório Central dos Estudantes (DCE), a Associação dos Pós-graduandos e o Sindicato dos Trabalhadores nas Instituições Federais de Ensino (Sindifes) chamaram de autoritária a nomeação do professor Janir Alves Soares pelo governo federal. A reunião que vai tratar do assunto, na próxima quinta (5), foi solicitada pela presidenta da comissão, deputada Beatriz Cerqueira (PT).

Janir Soares – Graduado em odontologia pela Faculdade Federal de Odontologia de Diamantina (Fafeod), o escolhido por Bolsonaro é mestre e doutor pela Universidade Estadual Paulista (Unesp). Já desempenhou alguns cargos de gestão dentro da Universidade dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, como a vice-diretoria da Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde (FCBS/UFVJM).

VER PRIMEIRO: Receba as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão. Clique em curtir no endereço www.facebook.com/aconteceunovale.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui