Sobe para cinco número de cidades em emergência devido à chuva em MG

0

Novos municípios que integram a lista são Rio Pardo de Minas, no Norte do Estado, e Comercinho, no Vale do Jequitinhonha; 16 cidades já foram afetadas

Sobe para cinco o número de cidades que decretaram situação de emergência em Minas Gerais por causa do período chuvoso. Os dados foram atualizados pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de Minas Gerais (Cedec/MG) na manhã desta quarta-feira (11). Os novos municípios que integram a lista são Rio Pardo de Minas, no Norte do Estado, e a cidade de Comercinho, no Vale do Jequitinhonha.

Até esta quarta, outros 11 municípios mineiros já tinham registrados ocorrências devido às chuva, totalizando 16 cidades afetadas. Uma pessoa ficou ferida e duas morreram no Estado, segundo o balanço. Já em relação aos danos materiais, nove casas foram destruídas e duas obras em andamento danificadas.

Previsão do tempo

A Defesa Civil de Belo Horizonte divulgou alerta para a possibilidade de pancadas de chuva, de moderada a forte, acompanhadas de raios e rajadas de vento de até 50 km/h. O alerta é válido até 8h desta quinta-feira (12).

No restante do Estado, o tempo ficará nublado, nesta quarta-feira, com pancadas de chuva principalmente no Noroeste, Norte, Vale do Jequitinhonha e Vale do Mucuri. Nas demais regiões mineiras, o dia será de céu encoberto com chuva significativa. As temperaturas estarão em queda em quase todo o Estado. Em Belo Horizonte, na bacia do Sapucaí e na bacia do Rio Doce, o céu ficará encoberto com chuva.

Dezembro deve registrar chuva histórica

Em apenas quatro dias, pode chover mais da metade do esperado para todo o mês de dezembro na capital mineira. O normal, segundo a Defesa Civil, é que neste mês o volume das chuvas fique em torno de 319 milímetros.

No entanto, segundo o meteorologista Heriberto dos Anjos, da PUC Minas Tempo Clima, só nos primeiros dez dias de dezembro, já choveu 40% da média esperada para todo o mês. Ainda de acordo com o alerta da Defesa Civil, até domingo (15), o volume de precipitação pode chegar aos 150 milímetros.

Via O Tempo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui