Montes Claros cria lei para estimular a coleta seletiva de lixo

0

A Prefeitura de Montes Claros, através da Procuradoria Geral, encaminhou para a Câmara Municipal na tarde desta segunda-feira, 26/08/2019, projeto de lei que autoriza parceria com a Associação de Catadores da cidade para subsidiar custos da coleta em caráter suplementar. Os objetivos são solucionar inúmeros problemas causados pelo descarte inadequado do lixo, reduzir a quantidade de resíduos descartados e ajudar na qualidade do meio ambiente, proporcionando a geração de emprego e renda com a coleta seletiva de resíduos sólidos para fins de reciclagem.






O anúncio foi feito pelo procurador geral Otávio Batista Rocha Machado, representante da Prefeitura durante a inauguração do Galpão “Amor e Vida”, no último sábado, 24. A Prefeitura de Montes Claros é parceira do projeto, juntamente com o Ministério Público Estadual.

Segundo o pastor Josmar Xavier dos Santos, presidente da Casa de Acolhimento Amor e Vida, o galpão de reciclagem tem o objetivo de proporcionar dignidade e emancipação para pessoas em situação de rua, catadoras e catadores, bem conseguir recursos para manter o acolhimento dessas pessoas, através de uma gestão colaborativa com a Prefeitura de Montes Claros, Ministério Público Estadual de Minas Gerais, Cáritas e Arquidiocese de Montes Claros, além de empresários locais.

De acordo com o secretário municipal de Serviços Urbanos, Vinicius Versiani de Paula, a aprovação deste Projeto de Lei pelo legislativo municipal será fundamental, pois irá amenizar os problemas sociais e ambientais da cidade. “Montes Claros enterra mensalmente seis mil toneladas de lixo, sendo que 30% são de materiais recicláveis. Esta nova legislação, além de ajudar na geração de emprego e renda, irá preservar o meio ambiente”, disse o secretário.

O descarte irregular é um dos problemas sérios que a cidade enfrenta. A população pode ajudar, denunciando proprietários de terrenos com mato alto, entulho e lixo, através do telefone 2211-4230 ou pelo aplicativo Serviços Urbanos Montes Claros, disponível no PlayStore.

O Galpão Amor e Vida começou suas atividades como uma casa de passagem, proporcionando assistência básica, médica e psicossocial. O projeto é viabilizado através do Programa de Coleta Seletiva Solidária e de Assistência aos Catadores, executado pela Prefeitura de Montes Claros através da Secretaria de Serviços Urbanos. Quem quiser ajudar na limpeza da cidade e ainda colaborar com os atendidos pelo Programa já pode entregar o material reciclável no Galpão “Amor e Vida”, na avenida Ovídio de Abreu, 418 – Centro. Caso a quantidade seja muito grande, basta ligar para a Secretaria de Serviços Urbanos (2211-4243), que irá enviar um veículo para recolher o material reciclável.

Foto: Divulgação / Luís Carlos Gusmão / Prefeitura de Montes Claros

VER PRIMEIRO

Receba as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão. Clique em curtir no endereço www.facebook.com/aconteceunovale ou no box abaixo:





(Fonte: Prefeitura de Montes Claros)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui